Negócios Entidades
Consulado-Geral da Itália amplia os laços com comunidades ítalo-gaúchas
Sob o comando do jovem cônsul Valerio Caruso, consulado mais que dobrou a emissão de passaportes e concessão de cidadanias.
17/12/2023 10h47 Atualizada há 11 meses
Por: Marcelo Dargelio
Cônsul Valério Caruso (de terno) viajou por várias cidades do interior do Rio Grande do Sul - Foto: Divulgação

O cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, reflete sobre os avanços alcançados em 2023 e estabelece metas ambiciosas para 2024, especialmente à véspera das comemorações do sesquicentenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Caruso está focado em ampliar os laços com as comunidades ítalo-gaúchas e consolidar as melhorias nos serviços consulares.

Em 2023, o consulado experimentou um marco histórico na emissão de passaportes, ultrapassando 13 mil documentos, representando um aumento de cinco vezes desde a chegada de Caruso em agosto de 2022. Este feito foi possível graças a um esforço concentrado em fortalecer o capital humano da Representação Consular. Iniciativas como a instalação de um call center, a digitalização de documentos e a realização de concursos para aumentar a equipe em 50% contribuíram significativamente para a eficiência do serviço.

Além disso, o uso de tecnologias, como equipamento para coleta remota de biometria, agilizou processos de emissão de passaportes. "Sou um prefeito de uma comunidade de cerca de 120 mil cidadãos que merecem respeito e qualidade nos serviços", afirma Caruso, referindo-se à população gaúcha com dupla nacionalidade.

A gestão eficaz também se refletiu no número crescente de cidadanias reconhecidas, tanto por direito de sangue quanto por casamento. Em 2023, aproximadamente 4 mil novas cidadanias foram concedidas, um aumento de 77% em relação ao ano anterior. Contudo, a demanda ainda é alta, considerando que um terço dos gaúchos possui origem italiana.

Continua após a publicidade

Visando fortalecer o relacionamento comunitário, o Cônsul percorreu diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul. O projeto "Andiamo", lançado em maio, descentralizou a emissão de passaportes através da biometria, beneficiando cidades como Farroupilha, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Santa Maria, Passo Fundo e Erechim. Além disso, o Consulado Honorário Italiano de Caxias do Sul agora oferece permanentemente o serviço biométrico.

Outra inovação importante foi a abertura de um edital para que empresas patrocinem eventos culturais promovidos pelo Consulado em 2024. "Vamos começar o ano da mesma forma que estamos encerrando este: felizes por fazer a Itália cada vez mais presente e forte no Rio Grande do Sul", conclui Caruso.