As enchentes que assolaram a região no dia 4 de setembro deixaram um rastro de destruição às margens do Rio Taquari. Dentre as pontes que foram levadas pela água está a ponte de Santa Bárbara, elo vital entre Santa Tereza e São Valentim do Sul. As obras para a construção de uma estrada que levará à instalação de uma balsa no Rio Taquari, que ligará novamente os municípios, foram iniciadas nesta semana, em Santa Tereza.
As obras, que começaram esta semana ao longo da ERS-431, e que contam com o apoio do município de Bento Gonçalves, foram celebradas pela prefeitura de Santa Tereza através de sua conta no Instagram. A prefeita Gisele Caumo (PTB) ressaltou a importância da estrada não apenas para os dois municípios diretamente afetados, mas para toda a região.
“Estamos contando com o apoio do município de Bento Gonçalves, que está disponibilizando caminhões para a consolidação desta estrada. Este é um acesso importante, não somente para Santa Tereza, para São Valentim do Sul, mas também para toda a Região e é por isso que nós iremos seguir trabalhando para deixar a estrada pronta o mais breve possível para que assim, quando a balsa estiver instalada, nós possamos ter o acesso qualificado”, afirmou a prefeita.
A queda da ponte trouxe desafios significativos para Santa Tereza, especialmente considerando a iminência da safra da uva, um dos períodos mais importantes para a região da Serra Gaúcha. "Por este local, passavam diariamente inúmeros caminhões transportando a fruta até as vinícolas produtoras dos melhores vinhos e espumantes do Brasil, e este trabalho precisa ser agilizado e facilitado", ponderou Gisele.
Segundo a prefeita de Santa Tereza, a balsa está prevista para ser instalada no mês de janeiro.