Uma vitória "maiúscula" fora de casa deixou vivas as esperanças por classificação da equipe Sub-17 do Esportivo no Estadual Juvenil. Os comandados de Márcio Ebert necessitavam exclusivamente de um resultado positivo fora de casa diante do Oriente, de Canoas, para se manter na briga pela classificação. Com uma grande atuação e a visível entrega dos jogadores dentro de campo, a equipe alviazul venceu por 2 a 1, em confronto realizado nesta sexta-feira, dia 23. A equipe Sub-15 também entrou em campo e foi superada fora de casa pela forte equipe do Internacional por 3 a 0.
Sem vencer na segunda fase, a equipe Sub-17 entrou em campo pressionada, uma vez que, em caso de derrota, estaria eliminado da competição estadual. E não faltou entrega dos comandados de Márcio Ebert em campo para seguir na briga pela classificação. Com uma grande atuação, sobretudo na etapa inicial, a equipe alviazul levou para casa os três pontos, que deixaram o Esportivo em plenas condições de classificação.
No primeiro minuto de jogo, Natan sofreu pênalti e Wesley, de cavadinha, converteu com efetividade para colocar o Esportivo na frente do placar. Aos 25 minutos, Guilherme Noronha aproveitou o rebote do goleiro adversário e finalizou para ampliar a vantagem para os visitantes, 2 a 0. Ainda na etapa inicial, Natan, de cabeça, e Emerson, em finalização na entrada da grande área, pararam na trave.
Na etapa final, o Esportivo tratou de administrar o jogo visando não repetir o confronto do primeiro turno, quando a equipe alviazul abriu dois gols de vantagem, mas cedeu o empate no segundo tempo para a equipe de Canoas. Aos 28 minutos, o Oriente teve um pênalti a seu favor, porém brilhou a estrela do goleiro Bruno, que defendeu a cobrança, salvando o que seria o primeiro gol dos donos da casa. Aos 38 minutos, a equipe da casa teve mais um pênalti marcado, desta vez convertido. Apesar da pressão nos minutos finais, o Esportivo fez uma sólida atuação defensiva, garantindo a vitória por 2 a 1 fora de casa.
Na última rodada, o Esportivo recebe em seus domínios o Estância Velha, no domingo, dia 1º de setembro, às 15h, no Estádio Aristides Bertuol. A equipe de Márcio Ebert necessita vencer em casa e precisa torcer por uma derrota do Oriente, que joga fora de casa contra o Internacional, para avançar à fase de mata-matas do Estadual Juvenil.
5ª rodada:
Oriente 1 x 2 Esportivo
Estância Velha 1 x 5 Internacional
Classificação:
1º Internacional: 12
2º Oriente: 7
3º Esportivo: 5
4º Estância Velha: 4
A categoria sub-15 também entrou em campo nesta sexta para enfrentar novamente o Internacional, desta vez pelo returno do Estadual Sub-15, no CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada. Após fazer frente à equipe colorada em seus domínios, o Esportivo não conseguiu repetir o bom desempenho fora de casa, perdendo para os donos da casa por 3 a 0.
Apesar do resultado negativo, o alviazul segue na zona de classificação da competição estadual. Na próxima rodada, a equipe comandada por Emerson Bohm enfrenta o Santa Cruz, até então lanterna do grupo, no sábado, dia 31, às 15h, no Estádio Aristides Bertuol, pela 7ª rodada da segunda fase do Estadual Sub-15.
6ª rodada:
São José x Igrejinha
Internacional 3 x 0 Esportivo
Santa Cruz x Estância Velha
Classificação*:
1º Internacional: 18
2º São José: 12
3º Esportivo: 6
4º Igrejinha: 4
5º Estância Velha: 4
6º Santa Cruz: 3
*Os quatro primeiros colocados avançam de fase.
Mín. 16° Máx. 26°