Rio Grande do Sul Sinistro
Incêndio atinge Hospital Independência em Porto Alegre e pacientes são evacuados
Ao todo, 58 pessoas, entre pacientes e funcionários, foram evacuados do local. As chamas foram contidas em cerca de uma hora pelo Corpo de Bombeiros.
12/12/2023 09h55
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Maria Eduarda Ely/RBS TV

O Hospital Independência, localizado no bairro Agronomia, em Porto Alegre, foi atingido por um incêndio que teve início no prédio anexo às unidades de internação 4 e 5, na noite desta segunda-feira (11). Os pacientes que estavam nas alas onde o sinistro ocorreu tiveram que ser evacuados e direcionados para outros hospitais da cidade. 

De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde, o fogo começou a se propagar no prédio anexo ao principal, por volta da noite de segunda-feira. No momento do incidente, 58 pessoas, entre pacientes e funcionários, estavam nas dependências afetadas. A evacuação foi realizada sem maiores complicações, e não há registros de feridos.

Os pacientes foram removidos para áreas seguras, alguns sendo temporariamente instalados em camas na via pública, até que fosse possível retornar com segurança às áreas não afetadas do hospital. Cinco pacientes em estado grave, que estavam intubados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), permaneceram no prédio principal, que não estava em risco iminente de incêndio.

Equipes médicas acompanharam de perto a transferência dos pacientes, e a central de regulação do município foi acionada para garantir a disponibilidade de vagas em outros hospitais. Diversas instituições, incluindo os hospitais Vila Nova, Conceição, Presidente Vargas, São Lucas, Divina Providência, UPA Moacyr Scliar, Cristo Redentor, Santa Casa e HPS, receberam os pacientes, com os casos mais críticos sendo direcionados para unidades especializadas.

Continua após a publicidade

O Corpo de Bombeiros agiu para controlar o incêndio, que foi estabilizado em aproximadamente uma hora. As causas do incidente ainda estão sendo investigadas, mas relatos de testemunhas indicam que o fogo teria iniciado no teto do prédio anexo.