A sessão da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves desta segunda-feira, 11, estava lotada devido a presença de representantes dos 11 homenageados com denominações de ruas no Loteamento Vilaggio Bottega, localizado no Bairro Fenavinho/Barracão. Os projetos foram protocolados pelos parlamentares José Gava (PDT) e Rafael Pasqualotto (PP). As demais matérias em pauta foram aprovadas por unanimidade de votos.
Segundo os parlamentares José Gava (PDT) e Rafael Pasqualotto (PP), as denominações de rua no Loteamento Vilaggio Bottega, localizado no Bairro Fenavinho/Barracão, são uma forma de homenagear pessoas que foram importantes para construção de Bento Gonçalves. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade de votos. Confira abaixo quais ruas receberam nomeação e suas justificativas:
- Rua A para ALAMEDA ADOLPHINA MARIA MASIERO BOTTEGA", pelo seu legado de generosidade e gratidão pela vida.
- Rua B para "RUA RICARDO BOTTEGA", por ser filho de imigrantes e um dos fundadores da Construtora Bottega nos anos 70, realizando obras de pavimentação, terraplenagens e movimentações de solo. Suas obras ainda podem ser vistas atualmente como o conjunto em pedra composto pela capela, mesa redonda e bancos no bosque da Fenavinho, doados para a comunidade.
- Rua C para "RUA SYLVIO MASIERO", também por ser filho de imigrantes e agricultor;
- Rua D para "RUA ELISABETH CARLET MASIERO", por ser uma mulher forte e determinada, que junto com a irmã Luigia, cuidou da pequena filha, da plantação e dos animais da propriedade. Uma mulher guerreira, que inclusive ficou muito conhecida na região, sendo chamada de "Noninha del mulin", pois semanalmente colocava dois cestos numa mula e visitava os bairros da cidade vendendo frutas, verduras, ovos e outros víveres.
- Rua E para "RUA CARLOS NELSON LUDWIG", por ele ter sido sempre dinâmico e disponível como voluntário na paróquia Santo Antônio por 30 anos onde trabalhou na manutenção do patrimônio e colaborou nas festas do Padroeiro Santo Antônio. Já no Bairro Borgo onde residia, foi o idealizador incansável da Praça Padre Oscar Bertholdo, pois foi buscar junto a empresas e moradores recursos financeiros para a confecção da Estátua em homenagem ao Padre Oscar, ainda hoje existente na praça da gruta do Bairro Borgo.
- Rua H para "RUA ANIR ZANDONAI", que desde jovem trabalhou na produção de uvas e em 1980 constitui a empresa "Restaurante e Churrascaria Zandonai", em conjunto com a esposa e os filhos, que hoje segue administrada pela família de seu filho Luiz Carlos Zandonai, sua Esposa Ana, e sua filha Ana Carla. Participou ativamente da Comunidade 40 da Leopoldina, sempre disposto em auxiliar nas festas da comunidade que lá ocorria. Sr. Anir Zandonai também foi um dos fundadores do Esporte Clube Cruzeirinho do 40 da Leopoldina, tendo patrocinado o time de futebol por mais de uma década.
- Rua I para "RUA IVO HERCULANO GIORDANI", que da propriedade da família, saiu grande parte das pedras de basalto, doadas para a edificação do alicerce da Igreja Matriz Cristo Rei de Bento Gonçalves. Na comunidade da Linha Leopoldina, hoje Vale dos Vinhedos, participou ativamente na construção da nova Igreja da Glória, Salão Comunitário, Cemitério e Campo de futebol. Nas festas e eventos da comunidade, o tempero do frango e do mondongo serão lembrados por todos aqueles que provaram. Na sua nova propriedade, cedeu gratuitamente, faixas de terras para a ampliação da Via Trento que leva à Tecnovin, bem como para a estrada velha, que leva até Empresa Newsul. Também cedeu espaço gratuitamente para a abertura de poço artesiano, que fornece água a
toda comunidade do 40 da Leopoldina. - Rua J para "RUA HELENA SIGNOR COMIN", que para ajudar no sustento da família que enfrentava muitas
dificuldades começou a trabalhar na Cantina de Vinhos da Dreher, em Bento Gonçalves, pois o marido era pedreiro e a falta de trabalho contínuo dificultava no sustento da família pois a Sra. Helena também
cuidava da mãe que vivia com ela. Em 1981 perdeu o marido com 49 anos de idade e continuou
trabalhando e cuidando de sua mãe que veio a falecer com 99 anos de idade. Apesar de tantas dificuldades ela sempre foi muito prestativa e alegre. Faleceu em 26 de fevereiro de 1991, aos 61 anos de idade, e assim
finalizou uma vida de muito trabalho e dedicação a família. - Rua K para "RUA ARLINDO JOÃO ZATT", que desde jovem trabalhou na pedreira na época existente no
Bairro Borgo e em seguida tornou-se proprietário da mesma. Foram longos anos de muito trabalho com sol e chuva, tudo pelo bem estar da família. Com o passar dos anos fundou a empresa Pavimentadora União
que hoje segue administrada pelo seu filho Roque. Participou ativamente na Comunidade do Bairro Borgo e sempre disposto em auxiliar nas festas da comunidade que lá ocorriam. Sr. Arlindo também foi fundador do São Paulo Futebol Clube do Bairro Borgo, gostava muito de jogar cartas e estar com amigos, mas a família quer destacar a grande paixão do Sr. Arlindo que era fazer aquele churrasco para a família. - Rua F para "RUA ROBERTO POZZA", que era carpinteiro e, na década de 40, juntamente com seus irmãos Guilherme e Emílio, fundou a empresa "Madeireira Roberto Pozza & Cia Ltda". Na época, começou a produzir esquadrias de madeira, assoalhos, forros, etc. Mais tarde iniciou a construção de casas e a comercialização de materiais de construção. Sempre teve um olhar para o futuro e disposto a realizar sonhos de outras famílias, foi pioneiro na criação dos Consórcios de Casas, que impulsionou com seu trabalho a construção civil de Bento Gonçalves na época pois viabilizava as novas histórias dos que escolheram esta terra para viver. Posteriormente, Roberto Pozza deu início à construção de casas ao longo das cidades do litoral, começando por Imbé.
- Rua G para "RUA ERNESTO CARVALHO", que desde sua vinda à Bento Gonçalves trabalhou como Mecânico, até sua aposentadoria. Auxiliava muito a Comunidade do Bairro Conceição e participava de todas as atividades junto a Associação de Moradores da localidade.
Além disso, foi aprovado por unanimidade de votos a nomeação da praça pública da Rua Éttore Giovanni Perizzollo, Bairro Progresso, para a Praça da Inclusão - o espaço em questão está ao lado da Associação de Deficientes Físicos (ADEF) - e a moção de repúdio ao projeto de autoria do Governo Estadual que reajusta alíquota de ICMS no RS de 17% para 19,5%.