Rio Grande do Sul Deu Ruim
PF apreende 12 quilos de cocaína no Aeroporto de Porto Alegre
O suspeito foi detido no desembarque após retornar de uma viagem à Espanha, com escala em Portugal.
11/12/2023 15h07
Por: Renata Oliveira
Crédito: Divulgação/PF

No Aeroporto Internacional de Porto Alegre, a Polícia Federal (PF) frustrou uma tentativa de transporte de drogas para a Europa na noite de sábado, 09 de dezembro. Ocorrência se deu quando um passageiro, de nacionalidade peruana e 40 anos, tentou embarcar com 12,5 quilos de cocaína, dissimulados em 12 embalagens de pasta de cacau. O suspeito foi detido no desembarque após retornar de uma viagem à Espanha, com escala em Portugal.

Cronologia do Caso:

1. 07/12: Inspeção e Suspeita: Na noite de quinta-feira, a bagagem do homem foi inspecionada no Aeroporto Internacional Salgado Filho após o raio-x identificar 12 pacotes suspeitos. Uma segunda verificação, com o auxílio de um cão farejador da PF, indicou a presença de substância ilícita. Um narcoteste preliminar não foi conclusivo e como não havia materialidade suficiente para a prisão em flagrante, o passageiro foi liberado para prosseguir a viagem para a Espanha, com escala em Portugal, e as embalagens suspeitas foram apreendidas para perícia.

2. Perícia e Confirmação: As embalagens suspeitas foram submetidas a testes e análises químicas no laboratório da PF. Após a extração da substância, os resultados indicaram positivo para cocaína.

Continua após a publicidade

3. Pedido de Prisão Preventiva: Com base nas evidências, a Polícia Federal solicitou mandado de prisão preventiva para o suspeito e acionou a Adidância da PF em Portugal e o Adido Policial de Portugal no Brasil para que o passageiro retornasse a Porto Alegre imediatamente após o desembarque no continente europeu. 

4. Prisão no Desembarque: Ao retornar ao Aeroporto Internacional de Porto Alegre no sábado, o passageiro foi preso por tráfico internacional de drogas. Ele foi conduzido à Superintendência da PF e posteriormente encaminhado ao sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça Federal.

Apreensões Recentes
Essa prisão ocorre em meio a um aumento nas apreensões de drogas no Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Nas últimas duas semanas, a PF confiscou um total de 33,5 quilos de cocaína destinados à Europa. As autoridades estão intensificando os esforços para combater o tráfico internacional de drogas, utilizando métodos de análise avançados para identificar e deter suspeitos.

Continua após a publicidade
Crédito: Divulgação/PF