O Farrapos escreveu, neste final de semana, uma das páginas mais importantes de sua trajetória no rugby brasileiro. O time de Bento Gonçalves faturou de forma inédita o título do Brasil Sevens - o Campeonato Brasileiro da modalidade olímpica do rugby, cuja competição nacional foi realizada entre os dias 9 e 10 de dezembro, em São Paulo-SP. Na final, a equipe alviverde derrubou o tabu contra a Poli-SP e conquistou a vitória por 12 a 0 para erguer o troféu pela primeira vez.
A equipe comandada pelo técnico Javier Cardozo fez uma campanha impecável, com 100% de aproveitamento. Na primeira fase, a equipe alviverde liderou o grupo D com três vitórias em três jogos disputados. Nas quartas de final, diante do Niterói-RJ, a equipe alviverde conquistou a vitória por 19 a 0, com tries de Murillo, Facundo Flores e Eder, com conversão de Facundo.
Na semifinal, diante do Jacareí-SP, o time alviverde dominou as ações da partida e foi amplamente superior, construindo a vitória pelo placar de 27 a 5, com tries de Murillo (2), Pardal, Facundo Flores e Coghetto e com conversão de Civardi.
A final:
Na decisão, o Farrapos encarou o seu algoz, a Politécnica-SP, a qual eliminou o Farrapos na edição do BR Sevens de 2022 e superou o time alviverde nos últimos confrontos pelo Campeonato Brasileiro de Rugby - Super 12, e pela Copa do Brasil. Desta vez, o time alviverde mudou o seu destino frente à equipe paulista.
Na etapa inicial, Civardi recebeu cartão amarelo e deixou o Farrapos com um a menos dentro de campo. Apesar da desvantagem, o alviverde conseguiu empurrar os paulistas para o seu campo de defesa. A equipe de Bento Gonçalves chegou a marcar um try com Facundo Flores, mas a arbitragem viu irregularidade no lance. Na sequência, após cobrança de lateral, Eder deu passe para Murillo, que fitou a defesa e passou no meio de dois marcadores para abrir o placar. Facundo Flores anotou a conversão: 7 a 0 no primeiro tempo.
No segundo tempo, em boa construção ofensiva do Farraos e rápida troca de passes, Civardi recebeu na ponta para correr para o ingoal e marcar o segundo try alviverde na partida. A conversão de Facundo Flores parou na trave, 12 a 0. A Poli-SP tentou reagir nos minutos finais, mas a equipe de Javier Cardozo se manteve sólida defensivamente, não deixando nenhum espaço para o time adversário, desta forma, garantindo a vitória e a conquista inédita do BR Sevens.
Esse é o segundo título de nível nacional conquistado pelo Farrapos em sua história. A taça do BR Sevens se junta ao da Copa do Brasil de 2010, competição equivalente à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Além do troféu, o time alviverde faturou também o Bolsa Atleta para a temporada 2024.