O meio político foi movimentado na manhã deste sábado, 9 de dezembro, em Bento Gonçalves. O Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, realizou reunião na Câmara de Vereadores. O encontro marcou o convite oficial para o presidente do Legislativo, Rafael Pasqualotto, hoje no Progressistas, para ingressar no partido e ser o candidato a prefeito pela sigla.
O convite foi feito pelo presidente estadual do PL, o deputado federal Giovani Cherini. Além de dezenas de filiados, participaram do encontro o presidente do diretório municipal, Evandro Speranza, e a presidente estadual do PL Mulher, Adriana Cerini. A pauta foi a eleição municipal de 2024, onde o partido quer chegar como protagonista. Também foram apresentados alguns nomes de possíveis candidatos e candidatas a vereador.
Porém, a presença de Rafael Pasqualotto no encontro foi o ponto alto do evento. Ele foi convidado oficialmente a ingressar no PL. Porém, isso só pode acontecer no mês de março do ano que vem, quando abre-se a janela partidária aos vereadores que quiserem mudar de partido. O vereador não falou sobre a possibilidade de mudança, apesar de sua candidatura a prefeito de Bento Gonçalves no ano que vem seja dada como certa.
O deputado federal Giovani Cherini, em seu discurso, garantiu que o PL sabe da importância estratégia da cidade de Bento Gonçalves para o partido e que Pasqualotto é o nome certo para chegar à prefeitura. O parlamentar destacou que o novo prefeito tem que diminuir secretarias, tem que diminuir negócios malfeitos. "Dinheiro Bento Gonçalves tem, é preciso ter menos cargos e incentivar o empreendedorismo desta maravilhosa e temos certeza que o Pasqualotto é capaz de fazer isso muito bem", finalizou Cherini.