Um cervídeo chital (Axis axis), espécie exótica originária da Ásia, foi resgatado na manhã desta sexta-feira, 8, em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. O 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (Babm) atendeu ao chamado de moradores da região, que observaram o animal assustado enquanto caminhava pela cidade, sendo posteriormente encontrado no pátio de uma escola, entre os brinquedos da área de lazer.
Atordoado e possivelmente assustado por cães, o cervo adentrou o pátio do colégio, motivando a ação de resgate por parte da equipe especializada. Os policiais acionaram a direção da escola para obter acesso à área dos brinquedos, e com o apoio de um profissional da Universidade de Passo Fundo (UPF), realizaram o resgate do mamífero.
Após ser retirado do pátio, o cervo foi encaminhado para o Hospital Veterinário da UPF, onde passará por exames e receberá os cuidados necessários.
Espécie Exótica
O cervídeo chital é uma espécie exótica, não nativa da região, o que torna seu aparecimento na área urbana uma ocorrência fora do comum. Esses eventos ressaltam a importância da atuação de equipes especializadas para garantir a segurança do animal e da comunidade, além de evitar situações de estresse para o mamífero.
Mín. 14° Máx. 25°