A viagem de 896 dias realizada pelo casal de jornalistas bento-gonçalvenses João Paulo Mileski e Carina Furlanetto por todos os estados do Brasil em um Sandero 1.0 será retratada em um livro. A obra "Brasis Adentro" vai contar sobre os "Brasis" que o casal encontrou dentro do país ao longo dos 84 km percorridos. O livro está em fase de pré-venda e será publicado caso seja atingida uma meta orçamentária para bancar os custos de impressão e serviços editoriais.
João e Carina, após percorrerem toda a América do Sul, embarcaram no Sandero 1.0 para conhecer todas as unidades federativas do Brasil, cuja aventura foi concluída em outubro deste ano. Em sua mais nova obra, o casal retrata o que vivenciaram ao longo dos 896 dias. "O livro "Brasis Adentro" gira em torno da tentativa de resposta a uma pergunta: quantos Brasis cabem dentro desse vasto país? Vimos um Brasil gigante não apenas no tamanho, mas nas diferenças que com frequência fizeram nos sentirmos estrangeiros no nosso próprio país", relata João.
Além de contar sobre os vários "Brasis" conhecidos pelo casal, o livro também aborda a rotina de viver em um carro. "O Sandero não foi uma escolha, mas a forma que nos coube para tornar possível o sonho dessa expedição. Partimos com o que tínhamos, da forma que podíamos. Não podíamos pagar por hospedagem e comer em restaurantes, então adaptamos o carro para que pudéssemos dormir e cozinhar nele. Mais do que um meio de transporte, portanto, ele também foi a nossa casa. Precisávamos improvisar o banheiro muitas vezes e sofremos bastante com o calor. Todos esses desafios de transformar um carro em uma casa estão detalhados no livro", ressalta o jornalista.
Na obra, os jornalistas também relatam as mais diversas realidades vivenciadas dentro do país e, sobretudo, as diferenças encontradas no território brasileiro, seja na cultura, no modo de vida, entre outros aspectos, os quais não são de conhecimento de toda a população. "Tentamos descrever um Brasil que normalmente não se vê, distante dos circuitos turísticos e, sobretudo, da nossa realidade. Um Brasil onde o acesso à àgua ainda é escasso, um Brasil em que as estradas são rios e onde as pessoas dependem da floresta para sobreviver, um Brasil bem distante do poder, onde sequer energia elétrica chegou", explica João, que complementa:
"Além desses choques de realidade, também tentamos mostrar que o nosso país é bonito, sobretudo, por ser plural. Rodamos 84 mil quilômetros pelos cinco biomas e pelos quatro extremos e ficamos fascinados com a diversidade cultural e de paisagens naturais. Ressignificamos a ideia que tínhamos do nosso país, como se houvéssemos descoberto um Brasil novo, e agora esperamos que as pessoas possam sentir um pouco isso através das páginas do livro", pondera.
Para a publicação de sua mais nova obra, o casal lançou um financiamento coletivo/pré-venda que vai se estender até o dia 15 de janeiro. Conforme João, são várias recompensas que variam conforme o tipo de apoio. O principal deles custa R$ 59,50 e dá direito a um livro autografado e frete grátis. "O livro só será publicado caso alcançarmos a meta de R$ 30 mil, valor necessário para a impressão e serviços editoriais. Estamos confiantes de que atingiremos a meta e assim conseguiremos dar vida ao livro", afirma o autor.
Mais informações podem ser obtidas no Instagram.com/cronicasnabagagem ou pelo Whatsapp (54) 99125 6627.
Mín. 17° Máx. 25°