15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Atleta de Pinto Bandeira é campeão Sul-Americano com o Brasil Onças

Paulo Andrade foi convocado pela primeira vez pela Seleção Brasileira de Futebol Americano e ajudou a equipe a faturar o título continental

05/12/2023 às 10h49 Atualizada em 05/12/2023 às 19h51
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Richard Ferrari
Foto: Richard Ferrari

O jogador de futebol americano de Pinto Bandeira, Paulo Andrade, de 25 anos, que atua no Timbó Rex-SC, foi convocado pela primeira vez em sua carreira para integrar a equipe da Seleção Brasileira da modalidade, o Brasil Onças. Na disputa do 1º Sul-Americano de Futebol Americano, o atleta revelado pelo extinto Bento Gonçalves Snakes faturou o título continental, derrotando as seleções do Chile e da Colômbia. 

Com Paulo Andrade integrando a Defensive Line, o Brasil Onças superou os colombianos por 56 a 0 e os chilenos pelo placar de 55 a 0, conquistando o título da competição continental. Para o atleta de Pinto Bandeira, vestir a camisa da Seleção Brasileira da modalidade foi um sonho realizado. "Sempre falei que meu sonho era chegar na seleção brasileira. Demorei oito anos para conseguir isso. Fez todo este tempo gasto no esporte valer a pena", pondera. 

Na atual temporada, após superar uma lesão, Paulo conseguiu retornar em alto nível, com atuações que o fizeram conquistar uma vaga na seleção. O jogador finaliza 2023 fazendo parte do primeiro título da história do Brasil Onças. "Foi uma temporada que eu voltei depois de um ano de uma lesão de ligamento no tornozelo esquerdo. Foi uma superação esse ano para mim voltar ao alto nível. Não conseguimos defender nosso título na BFA, mas ser convocado para a seleção e ganhar o primeiro título na história do Brasil fez tudo valer a pena", comemora. 

Ne férias, Paulo Andrade não crava a sua permanência no futebol americano brasileiro, mas diz que ainda analisará as propostas. "Ainda não parei para pensar nisso. Vou aproveitar minhas férias agora, tenho algumas propostas dentro e fora do país, vou avaliar só ano que vem", afirma. 

O Brasil Onças agora aguarda a definição da data e local das eliminatórias para o mundial de futebol americano, que devem acontecer no próximo ano. A Copa do Mundo foi adiada para 2025.

Na temporada passada, Paulo Andrade atuou na tradicional equipe do Thonon Black Phanters, da cidade de Thonon-Les-Bains, na França. Anteriormente, o atleta estava vestindo a camisa do Les Argonautes, também do futebol americano francês, desde 2019, quando teve pela primeira vez a oportunidade de atuar em solo europeu. 

Em 2021, Paulo permaneceu no Brasil, uma vez que não houve competições, devido à pandemia da Covid-19. Naquela ocasião, ele retornou aos gramados através de um convite da tradicional equipe do Timbó Rex-SC. Com a camisa da equipe catarinense, o atleta realizou dois amistosos em 2021.  

Agora, Paulo volta a defender as cores do Timbó Rex, que é considerado uma das maiores e mais qualificadas equipes da modalidade da América Latina. O clube catarinense, que tem mais 15 anos de história, possui três títulos brasileiros e cinco títulos estaduais. 

Carreira:

Paulo Andrade iniciou a sua carreira no futebol americano no extinto Bento Gonçalves Snakes, em 2015. O atleta logo chamou a atenção de grandes clubes do futebol americano brasileiro. Posteriormente, se transferiu para o Sorisso Hornets-MT, onde conquistou o título do Campeonato Mato-grossense. Depois, Paulo reforçou o Ceará Caçadores, onde disputou duais edições da BFA, principal liga da modalidade no país, em 2018 e 2019.

Neste período em que esteve na equipe cearense, Paulo teve a sua segunda passagem pelo Bento Snakes, atuando no time da Capital Brasileira do Vinho no Campeonato Gaúcho de 2019. Na competição estadual, o jovem atleta foi eleito o melhor Offensive Tackle da competição, com uma efetividade de bloqueios de 87,5%, além de 92,54% de efetividade no jogo aéreo, em bloqueios bem-sucedidos no campeonato, se tornando o “MVP” da linha defensiva.  

Nas tempordas 2019, 2021 e 2022, Paulo Andrade atuou no futebol americano frânces, jogando na principal liga do país europeu. O jogador defendeu as cores do Les Argonautes e do Thonon Black Phanters antes de voltar ao Brasil para reforçar a tradicional equipe do Timbó Rex. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários