A família do morador da Linha Alcântara, em Bento Gonçalves, Vanderlei Casanova, está revoltada com a precariedade da saúde no município. Desde o mês de janeiro, ele suporta muitas dores e consequências graves por conta de um problema na coluna e enfrenta uma mudança radical em sua vida aguardando uma cirurgia na coluna cervical, a qual, até agora, não tem previsão para ocorrer, enquanto a situação piora gradativamente. O seu caso foi encaminhado pelo SUS no dia 16 de agosto e, até agora, não há nenhum retorno por parte do poder público para a realização de sua cirurgia.
Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), Vanderlei iniciou um tratamento para a coluna cervical, sendo solicitada a utilização de um colar cervical. No entanto, a situação foi se agravando com o passar do tempo. Ele passou a se locomover somente com a ajuda de muletas. Sem nenhum avanço pelo SUS, Vanderlei começou a pagar consultas particulares com vários especialistas para, desta forma, tentar encaminhar a cirurgia pelo SUS. No entanto, conforme relata a sua filha, Iandra Milena Casanova, nenhum médico conseguiu conduzí-lo para a intervenção cirúrgica.
Com a piora de sua saúde, Vanderlei chegou a perder entre 30 a 40 kg. "Todos os médicos que o consultaram, nenhum deles quis atender o caso do meu pai e realizar a cirurgia. Começaram a dizer que era uma cirurgia muito delicada. Meu pai chegou a ser atendido várias vezes no pronto-socorro do Hospital Tacchini, pois passava mal em casa a ponto de ter que ligar para a ambulância para buscá-lo, já que ele mora no interior, o que é mais difícil ainda. Os médicos olhavam os laudos dos exames e diziam que o hospital não tinha profissionais capacitados para realizar a cirurgia dele", explica a filha.
Por conta da grande quantidade de exames e consultas particulares, Vanderlei se viu obrigado a vender o seu carro para arcar com todas as despesas. "O problema vem se agravando a cada dia. Agora ele está tendo dificuldades em mexer o pescoço, já teve muita perda de peso, uma das pernas dele teve encurtamento, ele já chegou a perder a voz por conta de tanta dor que ele estava sentindo e até agora nada desse problema ser resolvido", pondera Iandra.
Conforme a prefeitura de Bento Gonçalves, o procedimento que Vanderlei necessita é regulado pelo Estado. "O paciente possui um encaminhamento para cirurgia de coluna desde o dia 16 de agosto. Entretanto, este procedimento é de Alta Complexidade e, como tal, é regulado pelo Estado. Depende da liberação para a realização no Município de Farroupilha, que é referência para traumato-ortopedia", diz o poder público municipal em nota. O NB Notícias entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Farroupilha, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.