Ao dar banho ou simplesmente acariciar o cachorro pode ser possível encontrar na pele do animal alguns caroços. Essa descoberta pode causar inquietação do dono à respeito do que isso poderia ser e o que pode acarretar na saúde do pet. Seria um problema de saúde? Um tumor? Um ferimento? As dúvidas surgem e a preocupação também. Por essa razão, nesses casos, a regra é básica: busque auxílio médico com urgência.
Causas do surgimento de caroços
Quando um tutor se depara com uma elevação cutânea do cachorro, a primeira medida é avaliar o que aquilo representa. Em alguns casos, pode até ser algo mais simples como carrapatos, mas que também merece atenção. Esses parasitas, ao se alojarem na pele e no pelo do cão, podem ser confundidos com um caroço. Ao serem retirados também podem deixar uma íngua na área onde estavam, chamada de granuloma. Mas, isso só ocorre quando o carrapato é removido de maneira errada, deixando sua boca fixa na pele do cachorro. Sendo assim, mais atenção com esses parasitas.
Cães idosos também podem apresentar caroços semelhantes à verrugas. Porém, nessas situações os corpos estranhos não são malignos e, geralmente, não se espalham e nem causam danos ao animal. Mesmo assim, um tutor precavido deve procurar ajuda com um especialista para garantir a integridade do animal.
Lipomas, histiocitomas, carcinomas, mastocitomas, papilomas e cistos são alguns dos exemplos de casos que merecem mais atenção do dono e necessitam de uma avaliação médica. São tipos de tumores ou nódulos que devem passar por um exame clínico mais detalhado, com o intuito de saber a procedência desses caroços e se são benignos ou malignos.
O cão pode apresentar uma erupção cutânea devido à reações inflamatórias decorrentes de aplicações e vacinas. Além disso, pode ser considerada como displasias de anexos cutâneos. Se for mais de um caroço em determinada região, a explicação poder ser uma crise alérgica desencadeada por picadas de insetos, pulgas entre outros.
O que fazer nessas situações?
Constatado o caroço no corpo do cãozinho, a melhor medida é procurar um veterinário de sua confiança. Caso seja algo mais simples, como picadas de insetos ou inflamações decorrentes de carrapato, o médico deve receitar algum medicamento para afastar esses parasitas do cão e do espaço onde ele vive. Além de alguma pomada para aliviar o incômodo causado pela erupção cutânea.
Já se o caso for algo mais sério, como é o caso de tumores e nódulos. O especialista, dependendo do resultado da biopsia, do crescimento do caroço e do incômodo ou não do animal, definirá a forma de tratamento. Se será à base de remédios administrados de forma oral ou através de cirurgias. Informe-se com o veterinário e busque a melhor solução para a saúde o e bem-estar do seu melhor amigo de quatro patas.
Mín. 13° Máx. 29°