15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Vice-governador apresenta políticas do Estado para o clima na COP28

O vice-governador Gabriel Souza inicia, na sexta-feira (1°/12), a missão internacional do governo do Estado na Conferência do Clima da Organização ...

30/11/2023 às 23h36
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
Compartilhe:
-
-

O vice-governador Gabriel Souza inicia, na sexta-feira (1°/12), a missão internacional do governo do Estado na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes. Ao lado da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, ele participará das discussões relacionadas ao tema até a próxima terça-feira (4/12). Neste período, terá a oportunidade de apresentar as ações do Estado para o clima em três painéis.

“O Rio Grande do Sul tem enfrentado as mudanças climáticas. Na COP28, teremos um importante espaço, neste que é o principal evento sobre clima do mundo, para debater alternativas para um tema tão emergente para o mundo todo”, antecipa Gabriel.

O primeiro painel acontece na sexta-feira e abordará a adaptação às mudanças climáticas e o papel dos Estados. O encontro, organizado pelo Consórcio Brasil Verde, busca debater a atuação das gestões estaduais para minimizar os riscos e aumentar a resiliência das populações mais carentes. Gabriel falará sobre a experiência com os recentes eventos climáticos registrados no Rio Grande do Sul.

No sábado (2/12), o vice-governador representa o Rio Grande do Sul no encontro promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), com foco na conservação e restauração dos biomas brasileiros como instrumento da agenda climática. A proposta é compartilhar estratégias de conservação, recuperação e gestão dos biomas brasileiros.

O último painel acontece no domingo (3/12) e debaterá a governança climática multinível e multisetorial para a adaptação e resiliência. O evento é uma realização da rede Governos Locais para a Sustentabilidade (Iclei). A programação da comitiva gaúcha inclui, ainda, assembleias e mesas-redondas, reuniões subnacionais e com bancos de fomento, anúncios e visitas técnicas.

A COP28 começou nesta quinta-feira (30/11) e segue até 12 de dezembro. Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) acompanharão o vice-governador nos primeiros dias da conferência. Além da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), que segue no evento até dia 10, e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), farão parte do grupo integrantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários