O prazo de votação da Consulta Popular 2023 termina na sexta-feira (1/12). Essa é a última etapa do processo participativo pelo qual os cidadãos têm a oportunidade de definir onde parte do orçamento do Estado será investido, elegendo as propostas que consideram essenciais para sua região.
A votação pode ser realizada no site da Consulta ou pelo WhatsApp, no número (51) 3210-3260.
Neste ano, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta Popular, valor distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Em 2023, a Consulta recebeu aproximadamente 50% mais propostas do que a edição anterior – após um mês, foram enviadas 852 sugestões pela população, ao passo que, em 2022, foram 571 envios em 50 dias.
Votação
Para participar da votação pelo site, basta acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e escolher a ação que deseja ver implementada.
Caso o cidadão não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No passo seguinte, o interessado será encaminhado à cédula de votação regional, que contém entre cinco e dez ações, definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas assembleias regionais.
Nas regiões em que o sinal de internet estiver inadequado, será habilitado um aplicativo off-line para a realização da votação. Pessoas autorizadas pelos Coredes receberão os votos pelo smartphone – posteriormente, esses votos serão transferidos para o sistema geral de votação.
Para realizar a votação pelo WhatsApp, basta iniciar o chat e seguir as instruções enviadas pelo atendente virtual.
Texto: Karine Paixão/Ascom SPGG
Edição: Felipe Borges/Secom