Seu Pet Causa Animal
Sem atender direito a população, Bento PET se torna limitado perante demandas da cidade
Comunidade reclama que não consegue atendimento e que SAMU PET não funciona, mas a coordenadora afirma que todos os serviços ainda estão disponíveis, contudo, somente para cadastrados no CADÚnico
30/11/2023 15h16 Atualizada há 12 meses
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias

O Bento PET, programa voltado para a causa da animal criado em 2021, sofreu diversas alterações desde a sua abertura. No início, toda a população era assistida, mas em 2023 a operação mudou e agora apenas cadastrados no Cadastro Único (CADÚnico) tem acesso ao serviço, com isso, uma grande parcela da comunidade começou a questionar o funcionamento do programa dado que apenas 8,8 mil são beneficiadas. A Reportagem do NB conversou com a coordenadora do departamento sobre os números de atendimentos realizados neste ano, o SAMU PET - o qual não está ativo em sua totalidade - e a possibilidade da construção de um canil municipal. 

Mesmo com as reclamações de uma grande parte da população sobre a falta de atendimento do programa, de acordo com a coordenadora do Bento PET, a veterinária Michele Segatto, o serviço está funcionando normalmente para as 8,8 mil pessoas cadastradas no CADÚnico em Bento Gonçalves. Ela traz que, de janeiro a novembro, realizaram mais de mil atendimentos e castrações, dentro outras ações. Confira abaixo:

Números do Samu pet/Bento Pet

Já sobre o SAMU PET, a situação é um pouco mais complicada. Os relatos da comunidade é que o serviço não atende as ocorrências - nem as ligações - e a coordenadora destaca que, de fato, não estão funcionando, mas que logo voltarão a ativa. "O Samu Pet está em reformulação e em breve estará novamente atendendo na sua normalidade. Atendimentos de menor gravidade seguem sendo realizados dentro do critério estabelecido para o Cadastro único," esclarece Segatto. 

Continua após a publicidade

Uma das outras queixas da população é a quantidade de animais em situação de abandono na cidade que acabam se tornando uma responsabilidade das ONG's - as quais estão sobrecarregadas segundo relatos nas redes sociais - então a Reportagem perguntou sobre a possibilidade da construção de um canil, mas a resposta foi negativa. "Não, um canil municipal não está entre as intenções da prefeitura para a causa animal no ano de 2024," diz a coordenadora. Além disso, a coordenadora do Bento PET frisou que o programa não resgata animais. "O BentoPet não resgata animais, apenas atua em castrações e serviços de saúde," salientou Michele Segatto. 

Atualmente atuam no departamento duas médicas veterinárias, duas estagiárias em medicina veterinária, um auxiliar administrativa e um motorista para atender os cadastrados no CadÚnico em horário comercial, de segunda a sexta, das 07:30 - 11:30 / 13:00 - 17:00 no Espaço PET, localizado no bairro Botafogo, em frente ao antigo Hospital Galassi, ou pelo telefone 3055-7115 ou 992744262. "Todos os serviços do BentoPet estão ativos (castração, casinha comunitária, consultas eletivas, projeto meu melhor amigo na escola (bento e Mia), doação de ração, farmácia Pet, feiras de adoção, cão comunitário, entre outros)," explica Michele. 

Bento Pet lança Campanha: Não abandone quem jamais te abandonaria

Continua após a publicidade

Como dezembro é conhecido por ser um mês que os números de abandonos aumentam consideravelmente, o departamento lançará nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a Campanha "Não abandone quem jamais te abandonaria".

O objetivo é auxiliar a diminuir o número de abandono de animais no período das festas de fim de ano, que muitas pessoas aproveitam para viajar. Como nem sempre é possível levar o pet junto em determinadas viagens, cães e gatos são deixados de lado.

A Coordenadora do Bento-Pet destaca haver um aumento considerável de animais deixados de lado nesta época. "Atitudes simples como reforçar a informação podem ser um diferencial para estes animais. Além disso, neste período aumenta o número de denúncias de animais deixados sozinhos sem água e comida. É preciso reforçar que ter um animal é assumir uma responsabilidade, pois devem ser cuidados com carinho".  

Ainda conforme Michele, algumas opções são deixar os animais com amigos e familiares, ou serviços como hotéis para pets. O Abandono de animais é crime previsto na Lei Art. 32 da Lei nº 9.605/98, com pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda.