A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (30), a a Operação "Senhores do Altomonte", visando frear a possível criação de uma nova facção criminosa no Rio Grande do Sul. Cidades como Caxias do Sul, Veranópolis e Canela, na Serra Gaúcha, foram alvos das ações da operação. Segundo as investigações, que duraram um ano e meio, o grupo tinha como meta aumentar os lucros provenientes do tráfico de drogas e desviar o foco das autoridades das lideranças já identificadas.
Até o momento, a Polícia Civil informou que 61 pessoas foram detidas, incluindo uma em Veranópolis, cumprindo mandados de prisão preventiva e temporária. A operação inclui também medidas cautelares de sequestros de bens, bloqueios de contas bancárias e quebras de sigilo fiscal e bancário. Seis veículos, quatro armas de fogo e dinheiro em espécie foram apreendidos, conforme informações divulgadas pela Polícia Civil.
Um total de 107 ordens judiciais foi concluído, abrangendo cidades como Porto Alegre, Canoas, Charqueadas, Sapucaia do Sul, Arroio dos Ratos, Eldorado do Sul, Alvorada, Viamão, Gravataí, Novo Hamburgo, Taquara, Encruzilhada do Sul, Lajeado, Santa Rosa, Florianópolis (SC) e Ponta Porã (MS), além dos municípios da Serra Gaúcha. Também foram cumpridos 10 mandados de busca no interior de três casas prisionais, sendo uma de alta segurança.
As pessoas detidas serão encaminhadas ao sistema prisional, enquanto as investigações continuam com o objetivo de identificar e responsabilizar outros envolvidos.
Mín. 13° Máx. 29°