O município de Bento Gonçalves será palco do Campeonato Brasileiro de Powerlifting de 2019, reunindo os melhores atletas da modalidade do sul do país. A competição ocorre neste sábado, dia 10, a partir das 14h, na academia ProGym, localizada na Avenida Osvaldo Aranha, 857, no bairro Juventude da Enologia. O evento será válido como seletiva para o Mundial de Powerlifting, que acontece em novembro, em Canasvieiras-SC.
O Campeonato Brasileiro é organizado pela Aliança Nacional de Esporte de Força (ANEF). Segundo um dos organizadores do evento, César Casarotto, é previsto a participação de aproximadamente 50 atletas do sul do país. O campeão de cada categoria terá vaga garantida no Mundial da modalidade, que ocorre nos dias 7 a 10 de novembro, em Santa Catarina.
Dentre os participantes, Bento Gonçalves contará com representantes de peso em busca do título nacional. O atleta bento-gonçalvense César Casarotto é um dos destaques da competição. Com 65 títulos em sua carreira, o experiente atleta acumula 13 títulos brasileiros, oito sul-americanos, incluindo três recordes em competições continentais, dois mundiais, além de 13 títulos gaúchos, dentre outros.
Além dele, outros quatro atletas de Bento Gonçalves estão confirmados para disputar a competição nacional, são eles: André Salla, no supino até 75 kg, Jussie França, no supino até 82,5 kg, Alexandro Urbanski, no supino até 100 kg, e Douglas Casarotto, filho de César, que vai disputar no push pull até 125 kg corporal, se tornando o atleta mais novo do Brasil a participar do Campeonato Brasileiro.
A entrada para acompanhar a competição é franca.
O que é Powerlifting?
O powerlifting é um esporte de força, cujo objetivo do atleta é levantar o maior peso possível em cada um dos movimentos pelos quais este esporte é composto; o movimento de agachamento, supino e o peso morto.
O powerlifting foi oficialmente reconhecido como um esporte em 1960, e em 1973 foi fundada a sua primeira federação internacional a IPF – International Powerlifting Federation. Desde essa época que o esporte tem estado em constante evolução, tanto em relação às diversas técnicas aplicadas no universo raw, como no uso de equipamentos que permitem que os atletas equipados efetuem o levantamento de cargas cada vez maiores.
Regras para Validação dos Movimentos
✓ Agachamento: Após a ordem do juiz, o atleta deverá agachar até que as ancas fiquem abaixo da linha do joelho, formando no mínimo um ângulo de 90°, na finalização do movimento o atleta deverá reerguer-se até a posição inicial ficando com joelhos completamente estendidos.
✓ Supino: Após retirar a barra do suporte, o atleta deverá aguardar a ordem do juiz, e então descer a barra até tocar nos músculos do peitoral, aguardar novamente a ordem do juiz e iniciar o movimento ascendente, reerguendo a barra até que os braços estejam totalmente estendidos e retornando-a ao suporte.
✓ Peso morto: O atleta deve posicionar-se, agarrar e elevar a barra até que as suas pernas e costas estejam completamente eretas e na posição vertical. Aguardar a ordem juiz e somente após essa ordem deve regressar à posição inicial pousando a barra no chão de forma controlada.
Mín. 16° Máx. 26°