11°C 16°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Bento-gonçalvense conquista premiação no ENART 2023

O jovem, de 17 anos, garantiu pela segunda vez o 3º lugar na categoria Gaita Piano. Outros quatro competidores da Serra Gaúcha também se destacaram na encontro que ocorreu no último final de semana, em Santa Cruz do Sul.

27/11/2023 às 18h06 Atualizada em 27/11/2023 às 21h49
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Além do 3º lugar na Gaita Piano, Ricardo também ficou entre os 10 melhores nas outras duas categorias que concorreu. Crédito: Divulgação/MTG
Além do 3º lugar na Gaita Piano, Ricardo também ficou entre os 10 melhores nas outras duas categorias que concorreu. Crédito: Divulgação/MTG

O bento-gonçalvense Ricardo Adriano Noskoski, de 17 anos, conquistou o 3º lugar na categoria da Gaita Piano no maior festival de arte amadora da América Latina, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) - edição 2023, realizado no último final de semana em Santa Cruz do Sul. O jovem também concorreu em outras duas categorias e ficou entre os 10 melhores. Outros participantes da região da Serra Gaúcha também conseguiram se destacar na competição. 

Ricardo começou a tocar gaita com apenas oito anos influenciado pelo irmão. "Sempre gostei muito da gaita, principalmente por causa do meu irmão e já com três/quatro anos, meus pais me deram aquelas gaitas de brinquedo e eu ficava tocando por todo o lado. Com oito anos, eles me colocaram no curso para aprender a tocar com um instrumento "de verdade" e daquele momento nunca mais parei," comenta Noskoski. 

E a paixão pelo instrumento é constante, o que fez com que o jovem conseguisse se classificar para o maior festival de arte amadora da América Latina, o ENART, competindo com várias pessoas de todo o Rio Grande do Sul. Concorrendo em três categorias, Gaita Piano, Gaita acima de oito baixos e Gaita até oito baixos, através do CTG Herdeiros da Bombacha, Ricardo precisou adaptar a rotina de estudos e do trabalho. "Foi bem puxado, estava quase sem tempo, pois estudo de noite e de dia trabalho na Maria Fumaça, mas na última semana consegui me organizar e ensaiar por quase duas horas com os três instrumentos e assim, ajustar o que precisava ser ajustado," explica o jovem. 

E mesmo nesta correria, Ricardo conquistou o 3º lugar na Categoria Gaita Piano - esta a qual já tinha ganhado a mesma colocação na edição do ENART de 2022 -, ficou em 6º lugar na Gaita acima de oito baixos (concorrendo com outros 20 competidores) e em 7º na Gaita até oito baixos (entre 25 concorrentes). O jovem conta qual foi a sensação de conseguir o prêmio novamente. "Fiquei muito feliz de poder participar mais uma vez do ENART e de continuar marcando o meu nome. Fico muito contente em saber que estou no caminho certo, já que os concorrentes estavam muito fortes e foi muito disputado, pois todos tocaram muito bem, mas fiquei muito feliz trazer esse título para Bento Gonçalves, para mim é uma grande felicidade e uma realização," finaliza Ricardo. 

Outros destaques da região no ENART 2023

Além de Ricardo, outros quatro competidores trouxeram prêmios para a Serra Gaúcha. Nas danças tradicionais Força A - uma das categorias mais importantes da competição - o CTG Ronda Charrua, de Farroupilha, conquistou o 3º lugar. 

Outras duas entidades de Guaporé também se destacaram. Na categoria Força B (Danças Tradicionais), o CTG Os Desgarrados garantiu o 4º Lugar e nos individuais, Alex André Vosentin, do CTG Estirpe Gaúcha, conseguiu o 2º lugar na Declamação Masculina.

E de Carlos Barbosa veio o 2º lugar na categoria Conto - Concurso Literário - para Jonas José Viccari, do CTG Trilha Serrana. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários