Geral Crime contra Mulher
Confira os vencedores do III Concurso de Redação da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi
O tema desta edição, "O papel dos jovens em prol de um futuro sem violência contra a Mulher", trouxe à tona a importância do engajamento da juventude na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
27/11/2023 17h31
Por: Renata Oliveira

No mês de outubro, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), através da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi, realizou o III Concurso de Redação, uma iniciativa para promover a reflexão sobre a violência contra a mulher entre os estudantes de Bento Gonçalves. O tema desta edição, "O papel dos jovens em prol de um futuro sem violência contra a Mulher", trouxe à tona a importância do engajamento da juventude na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Confira os vencedores abaixo. 

O concurso, aberto aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, contou com a participação de 21 educandários da rede pública, estadual e privada. O objetivo foi criar espaços de debate e incentivar atitudes que promovam uma cultura de paz, destacando a necessidade de mudanças de paradigmas onde o respeito seja o alicerce para o fim da violência contra a mulher.

Cada instituição de ensino enviou duas redações, avaliadas por uma Comissão Julgadora composta por representantes da Secretaria de Educação, SEDES, Coordenadoria da Mulher, Centro Revivi, Gabinete da Primeira-dama, Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e Brigada Militar, através da Patrulha Maria da Penha.

Na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental, a aluna Emanuele Nunes, da EMEF Liette Tesser Pozza, conquistou o 1º lugar. Ela comenta como o tema auxiliou na escrita da redação e sobre o papel do jovem no combate para erradicar a violência contra a mulher. “Ter o tema em mãos acabou auxiliando na pesquisa sobre o assunto, podendo estudar mais sobre conteúdo. É preciso dar assistência às mulheres que sofrem com a situação no presente e ter consciência de não fazer a mesma coisa no futuro, para que consequentemente as próximas gerações não tenham que lidar com as agressões”, destaca. 

Continua após a publicidade

Já Mariah Blankenburg foi vencedora no primeiro lugar na Categoria Ensino Médio. Ela é estudante do Colégio Marista Aparecida e comenta sobre o papel dos jovens de se engajar na causa. “O jovem do presente será o agente da sociedade do amanhã. Por isso, o futuro está em suas mãos, que devem estar preparadas para romper com todo e qualquer rótulo que inferioriza a mulher e a torna vulnerável para condutas que a agridem de forma psicológica, moral, sexual, patrimonial ou até física. Para isso, fica a mensagem inspiradora de Malala a todos os jovens: ‘A mudança começa com a gente e começa agora’”, comenta.

A coordenadora da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi, Patrícia Da Rold, destaca sobre a qualidade das redações. “A comissão de avaliação das redações se surpreendeu com a qualidade dos textos e com o aumento de escolas participantes. O tema fez com que os alunos refletissem muito sobre isso, dando sugestões preciosas a respeito de como eles, a geração do amanhã, podem contribuir  para o fim da Violência contra a Mulher. Isso gera um engajamento dos jovens e uma mudança nesta cultura da violência de gênero onde pode-se transformar essa realidade mais respeitosa, equânime e sem agressões de qualquer ordem”, comenta Da Rold.

O III Concurso de Redação emerge como uma iniciativa eficaz na promoção da conscientização e engajamento dos jovens na luta contra a violência à mulher, evidenciando que a educação e a reflexão são passos fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Continua após a publicidade

Vencedores do III Concurso de Redação:

Ensino Médio 

1° Lugar 
Colégio Marista Aparecida
Mariah Blankenburg

2° Lugar
Colégio Marista Aparecida
Mariana Caldeira 

3° Lugar 
William Artur Ferencz
Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro

Anos finais do Ensino Fundamental

1° Lugar
EMEF Professora Liette Tesser Pozza
Emanuele Nunes

2° Lugar
EMEF Lóris Antonio Pasquali Reali
Rafaela Garbin Tiz

3° Lugar
EMEF Ulysses Leonel de Gasperi
Ághata Kauany Araújo e Silva