A tradicional empresa gaúcha de implementos para máquinas agrícolas, Vence Tudo, localizada em Ibirubá, no noroeste do Rio Grande do Sul, está passando por um momento delicado. Segundo informações do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ibirubá, Jair Carlinhos Lauxen, a empresa está demitindo 500 funcionários. É mais um reflexo do cenário de incertezas no setor agrícola.
Os desligamentos representam uma redução de mais de 25% no quadro de colaboradores da Vence Tudo. Jair Lauxen esclareceu que as demissões ocorrem em vários setores da fábrica, porém nenhuma linha de produção será desativada. Ele aponta que a empresa justifica as demissões devido à queda nas vendas, a qual é atribuída às altas taxas de juros vigentes.
A Vence Tudo, fundada em 1964 e iniciando sua trajetória na fabricação de plantadeiras puxadas por tração animal, atualmente produz na fábrica de Ibirubá uma variedade de implementos, como carretas para grãos, classificadores de sementes e guinchos hidráulicos. Dirigentes da empresa, que recentemente participaram da feira Agritechnica, em Hannover, na Alemanha, mencionaram a retração das compras por parte dos produtores rurais. A empresa tem a perspectiva de retomada na geração de empregos a partir de maio de 2024, com o início da safra de soja.
Até o momento, a empresa não se pronunciou oficialmente sobre o cenário atual. As demissões na Vence Tudo refletem um momento desafiador no setor, influenciado pelo contexto econômico e sazonalidade do mercado agrícola.
Mín. 13° Máx. 20°