No dia 31 de dezembro, encerra-se o mandato histórico de Marijane Paese, a primeira mulher a presidir o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Durante sua gestão de dois anos (2022-2023), Paese demonstrou grande determinação em resolver adversidades, especialmente durante a pandemia, o que a credenciou para liderar a mais representativa entidade empresarial do município. Seu conhecimento em estatística foi fundamental para interpor recursos junto ao governo, permitindo que os estabelecimentos continuassem funcionando e garantindo renda a milhares de pessoas.
Focada no fomento à indústria, a qualificação da mão de obra e a cultura da inovação foram marcas da gestão de Marijane Paese. O projeto "Qualifica Bento" proporcionou a formação de mais de 400 trabalhadores em 12 cursos ofertados, visando suprir a carência de mão de obra especializada e aumentar a competitividade dos negócios locais. Além disso, o "Inova Bento - Centro de Inovação de Bento Gonçalves" fortaleceu a cultura de inovação nas empresas e apoiou a instalação de 10 startups no espaço.
Marijane também resgatou o programa "Miniempresa" da Junior Achievement, estimulando a cultura empreendedora entre os alunos do ensino médio. A presidente valorizou a capacidade das feiras, como a ExpoBento e a Vila Típica da Fenavinho, em promover negócios, além de contribuir para o turismo local.
O turismo também foi impulsionado durante a gestão de Paese, com destaque para o enoturismo, fortalecendo o turismo de experiências em Bento Gonçalves. A festa Fenavinho enfatizou sua essência colonial, promovendo os Jogos Coloniais, o Desfile Cultural da localidades do interior na Marechal Deodoro, e expandiu a experiência gastronômica com a criação do Tortelaço. Outros eventos, como o Natal nos Vinhedos foram criados para renovar o público antes da vindima e promover a cultura imigrante e a enogastronomia da região.
A despedida de Marijane Paese da presidência do CIC-BG acontece de forma solene nesta quarta-feira, 29 de novembro, em jantar na sede da entidade. A gestão da presidente evidencia seu apreço pelo trabalho e seu legado de oito novos projetos implementados. Seu comprometimento deixa para o próximo gestor do CIC-BG, o empresário Carlos Lazzari, uma agenda repleta de afazeres, refletindo seu compromisso com o desenvolvimento local.
Mín. 13° Máx. 20°