14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Seminário debate educação profissional e tecnológica no Rio Grande do Sul

Foi concluído, na quinta-feira (23/11),o “II Seminário da Educação Profissional e Tecnológica”, evento idealizado pela Superintendência da Educação...

24/11/2023 às 19h04
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
Compartilhe:
Encontro começou na quarta (22) e incluiu painéis sobre futuro do mundo do trabalho -Foto: Henrique Fornari/Ascom Seduc
Encontro começou na quarta (22) e incluiu painéis sobre futuro do mundo do trabalho -Foto: Henrique Fornari/Ascom Seduc

Foi concluído, na quinta-feira (23/11),o “II Seminário da Educação Profissional e Tecnológica”, evento idealizado pela Superintendência da Educação Profissional (Suepro), daSecretaria da Educação (Seduc).Oencontro ocorreu no Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em Porto Alegre, e reuniumais de 100 diretores, interlocutores, professores e alunos para dar visibilidade à educação profissional e tecnológica, além de estimular a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

Desde quarta-feira (22/11) os participantes estiveram envolvidos em painéis e discussões sobre o futuro do mundo do trabalho e sua relação com os temas da diversidade e equidade, do uso da inteligência artificial na sala de aula, da gestão de projetos e da sustentabilidade. O encontro buscou assentar os debates nos pilares de uma governança ambiental, social e corporativa, que juntas formam o acrônimo em inglês “ESG” e refletem um compromisso institucional com os objetivos sociais.

O evento dividiu os participantes em três grupos: dos diretores e interlocutores, dos professores e, por fim, dos estudantes. Além de acompanhar os painéis, os professores puderam se aprofundar no tema da gestão de projetos e métodos ágeis para educação com oProject ManagementInstitutedo RS (PMIRS), uma associação de gerenciamento de projetos localizada noTecnoPuc. Os alunos, por sua vez, participaram de uma formação de introdução ao “ESG” e da facilitação “Construindo o futuro: seu papel na era das mudanças climáticas”. Eles puderam ainda fazer uma visita guiada pelo polo tecnológico da PUC.

Vários estudantes participaram do evento -Foto: Henrique Fornari/Ascom Seduc
Vários estudantes participaram do evento -Foto: Henrique Fornari/Ascom Seduc

Vencedoras do “Gurias na Inovação” são anunciadas durante evento

Criado para selecionar ideias inovadoras e empreendedoras com o objetivo de fomentar o protagonismo feminino no mercado de trabalho, o projeto “Gurias na Inovação” teve a última etapa realizada no primeiro dia do seminário. As estudantes da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, de São Leopoldo, conquistaram o grande prêmio com o projeto “Agaia”. Elas desenvolveram um mecanismo para monitorar e alertar as comunidades para o risco de deslizamento de terra durante o período de fortes chuvas.

O segundo lugar foi conquistado pelas estudantes da Escola Estadual Técnica JoséCañellas, deFrederidoWestphalen, com o projeto de um chip de baixo custo para monitorar os níveis de glicemia em pessoas com diabetes. Já as garotas do “Drone Sentinela”, da Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição, de Cachoeira do Sul, fecharam o pódio com o projeto que consiste na utilização de drones para monitoramento do rebanho bovino.

As vencedoras ganharam uma viagem internacional, enquanto as vice-campeãs vão até São Paulo para conhecer o ecossistema tecnológico da cidade. Já as que terminaram em terceiro lugar farão a missão tecnológica em Porto Alegre.

Educação profissional está com matrículas abertas para 2024

Está aberto, até 1ºde dezembro, o período de inscrição para os cursos da educação profissional no Rio Grande do Sul. Atualmente, o estado possui 154 escolas25 das quais são agrícolas que oferecem algum curso profissional, beneficiando aproximadamente 28 mil alunos. Para 2024 estão sendo ofertadas mais de 22 mil vagas em 63 cursos em todas as regiões.

Texto: Ascom Seduc
Edição: Felipe Borges/Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários