A boa campanha das gurias Jaconeras foi coroada com o título do Interior do Campeonato Gaúcho. Jogando no Alfredo Jaconi, as comandadas de Luciano Brandalise venceram o Brasil de Farroupilha por 2 a 0 e conquistaram o terceiro lugar do Estadual pelo segundo ano consecutivo. Os gols do Ju saíram no segundo tempo, com Greyce e Yasmin.
Apesar da derrota, o rubro-verde garantiu a vaga para o Brasileirão Feminino Série A3 de 2024, retornando a disputar uma competição de nível nacional. A classificação ao campeonato se deve pelo fato de a Dupla Gre-Nal e o Juventude já estarem em divisões superiores.
O jogo
A primeira oportunidade da partida foi Jaconera. Katy fez boa jogada pela direita e serviu para Thalita, que bateu de primeira para a defesa parcial da Gaby. Na sequência do lance, Alice arriscou de fora da área e a bola passou por cima do travessão. Pela esquerda, Karol tentou marcar o gol olímpico, mas a goleira do Brasil estava atenta e salvou.
As gurias do Ju chegaram com força novamente pelo lado esquerdo. Katry fez o cruzamento, a bola passou pela Kelly e chegou na para Greyce, que bateu mas a zaga mandou para escanteio. Na cobrança, Grazi pegou a sobra na segunda trave e mandou perto da trave. Yasmin cobrou falta da intermediária e a bola saiu raspando o travessão. Na última chance do primeiro tempo, Thalita aproveitou cruzamento da Greyce e mandou por cima.
A equipe do Luciano Brandalise voltou para o segundo tempo pressionando. Aos quatro, Karol cobrou falta na área, Alice se antecipou a marcadora e desviou para o fundo das redes, mas a arbitragem assinalou impedimento da volante. Aos 18, Greyce cruzou na área procurando pela Thalita. Na hora da conclusão, Laira chegou travando a batida.
A pressão Jaconera surtiu efeito. Aos 26, Kelly fez grande jogada pela direita e fez o cruzamento para Aninha, que foi derrubada na área. Na cobrança de pênalti, Greyce bateu no canto e Gaby defendeu. Mas no rebote, a camisa 7 chegou para conferir e mandar para o fundo das redes do Brasil. O Verdão chegou com perigo com Yasmin, desviando de cabeça para grande defesa da Gaby. Aos 43, a confirmação do título. Karol levantou na área na cabeça da Yasmin, que desviou no canto e decretou o 2 a 0 para o Juventude.