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PROCON-BG oferece dicas de como não cair em golpes na Black Friday

Somente neste mês, o órgão já registrou 261 reclamações referentes a promoção que ocorre durante todo o novembro, mas principalmente nesta sexta-feira, 24. 

22/11/2023 às 11h07
Por: Renata Oliveira
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PROCON-BG oferece dicas de como não cair em golpes na Black Friday

O PROCON de Bento Gonçalves preparou um material para alertar a população sobre as promoções da Black Friday desta sexta-feira, 24, e evitar que caiam em golpes de estelionatários. Somente neste mês o órgão já registrou 261 reclamações referentes a promoção. 

A Black Friday tem se consolidado como uma das datas que oferecem um grande desconto de produtos dos mais variados preços e segmentos durante todo novembro, mas principalmente na última sexta-feira, do mês, esta que cai dia 24. E às vésperas do grande evento, com promessas de descontos no momento da compra, surge também o alerta sobre como evitar cair em golpes e em falsas promoções. 

O coordenador de políticas públicas do PROCON-BG, Maciel Giovanella, comenta sobre a importância de pesquisar antes de realizar a compra. “É dever do consumidor denunciar esses casos existentes com relação a falsos descontos, uma vez que se trata de abusividade praticada pelos fornecedores em geral. Ele deve também fazer um acompanhamento com relação ao valor dos produtos que deseja adquirir a fim de realmente saber se haverá ou não um desconto condizente com a oferta nesta data especial”.

Ainda conforme o Coordenador “o consumidor deve denunciar os casos junto ao Procon Municipal, mas principalmente atentar para alguns pontos essenciais para a realização de compras nessa data, para que não caia em promoções falsas com descontos fantasmas”.

Confira dicas do Procon para a realização de compras de forma segura:

- Verificar se a loja/site são de confiança: confira, principalmente em compras pela internet, se a empresa fornece o CNPJ, o endereço físico e os meios de contato. Pesquise a reputação da empresa antes da compra, existem diversas ferramentas avaliativas referentes a reputação de sites e empresas, como por exemplo “reclame aqui”;

- Em se tratando de compras pela internet ou por telefone, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o seu dinheiro de volta ou trocar por outro produto: não precisa de motivo para não querer mais o produto. É um direito do consumidor, neste prazo, devolver o produto e ter o seu dinheiro de volta na mesma forma em que fez o pagamento ou trocar por outro artigo. Mas é preciso atentar para o fato de que esse prazo vale apenas para compras feitas fora de lojas físicas, como em sites ou por telefone, compra presencial não tem direito ao simples arrependimento;

- O consumidor deve acompanhar os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday: um auxílio para essa tarefa são os sites de comparação de preços, especialmente aqueles que oferecem um histórico do valor do produto. É importante sempre realizar pesquisa;

- É importante salientar que o preço promocional não anula os direitos do consumidor: Os direitos relativos à troca do produto com defeito, por exemplo, permanecem mesmo que ele esteja em promoção;

- Os fornecedores devem apresentar todas as informações sobre preço, prazo de entrega e condições de pagamento devem estar em destaque. A informação adequada sobre os produtos e servições é direito básico do consumidor;

– A oferta deve ser cumprida conforme a divulgação;

– O consumidor deve ficar atento não somente para o preço do produto, mas também com relação a condições de frete e tributação;

- Tanto para compras Online quanto para compras presenciais, o consumidor deve ter sempre consigo, documentação da compra, é recomendável salvar e printar as ofertas e os comprovantes de compra;

- O consumidor deve sempre guardar a oferta, o pedido, o prazo de entrega, o comprovante de pagamento, o contrato e os anúncios publicitários relacionados ao produto que adquiriu;

Os consumidores que se depararem com irregularidade nas relações de consumo, podem entrar em contato com o Procon de Bento Gonçalves, através do telefone 54 3055-8547/ 54 3055-8544, ou presencialmente, na Rua Marechal Deodoro, nº 70, na base térrea da Prefeitura Municipal, para denúncia ou auxílio;

O atendimento ocorre das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

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