A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprovou os três projetos que estavam em votação na sessão desta segunda-feira, 20.
Os três projetos de lei que estavam em votação eram referente a homenagens. Duas delas eram denominações de rua, uma do vereador Ari Pelicioli (CIDADANIA) que trocou o nome da Rua "A", localizada no Loteamento LONGHI, no bairro São Roque, para "RUA IRINEU URBANO VALENTI", e o segundo era de autoria do vereador Ivar Castagnetti (PDT), que propôs que a rua "D" do Loteamento Moinhos, localizado no Bairro Cruzeiro, se tornasse "Rua FRANCISCO LUIZ CERESA". Ambas foram aprovadas por unanimidade de votos.
Já a terceira e última matéria foi de autoria do vereador Marcos Barbosa (REPUBLICANOS), onde sugeriu a criação do Dia Municipal do Mel de Abelha (17 de março) no Calendário Oficial de Eventos do Município devido a importância do alimento e como a data pode fomentar a economia local. Contudo, o parlamentar Anderson Zanella (PP) não concordou com a celebração dado que Bento Gonçalves é conhecida como a Capital da Uva e do Vinho. "Bento Gonçalves é conhecida como a Capital da Uva e do Vinho e com todo o respeito ao mel, a abelha, a laranja e todas as frutas que geram riqueza na agricultura, mas não podemos abrir precedentes. Daqui uns dias não teremos datas o suficiente para tantas comemorações e não vejo como essa data possa estar no Calendário da cidade, mesmo sabendo a importância do mel, temos que manter a tradição do Calendário," comenta Zanella.
Mesmo com o voto contra do vereador, a matéria foi aprovada por maioria.