17°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Governador vistoria situação em Santa Tereza, que foi atingida novamente por enchente

Eduardo Leite percorreu as áreas atingidas pela cheia do Rio Taquari para identificar as necessidades mais urgentes do município

20/11/2023 às 20h12 Atualizada em 20/11/2023 às 22h13
Por: Kevin Sganzerla Fonte: Governo do Estado
Compartilhe:
Foto: Maurício Tonetto/Secom
Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, realizou na tarde desta segunda-feira uma série de visitas e sobrevoos a áreas atingidas pelos eventos climáticos ocorridos na última semana no estado. dentre elas a cidade de Santa Tereza, na Serra Gaúcha. O objetivo principal das visitas foi avaliar a dimensão dos impactos causados pelos temporais e mobilizar as estruturas do governo estadual para os trabalhos de amparo às vítimas e reconstrução das cidades afetadas. 

O roteiro do governador incluiu cinco municípios situados nas regiões dos Vales do Taquari e Caí e da Serra Gaúcha: São Sebastião do Caí, Santa Tereza, Roca Sales, Muçum e Encantado. Durante essas visitas, Eduardo Leite se reuniu com prefeitos e lideranças locais para discutir estratégias de enfrentamento da situação.

Em Santa Tereza, ao lado da prefeita Gisele Caumo e do Chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, o governador percorreu de carro as áreas mais afetadas pela elevação das águas. O levantamento realizado teve como objetivo identificar as necessidades mais urgentes do município, especialmente após a perda de uma ponte centenária.

Durante a visita, Eduardo Leite abordou ações concretas de apoio às vítimas dos desastres naturais. Ele destacou o programa "Volta por Cima", que destina recursos às vítimas por meio do Cartão Cidadão. Até o momento, o governo estadual já destinou R$ 22,5 milhões para auxílio financeiro às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza cadastradas no CadÚnico e que residem em áreas decretadas em situação de emergência ou calamidade. As famílias desabrigadas ou desalojadas estão recebendo o valor de R$ 2,5 mil.

Eduardo Leite informou que o governo do Estado pretende reforçar as transferências fundo a fundo, aumentando o valor destinado a esses repasses. Ele também anunciou a possibilidade de prorrogar o período de permanência de maquinários que estão sendo empregados em ações de restabelecimento, por meio da contratação de horas-máquina. Além disso, o governador solicitou à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) um estudo para viabilizar convênios com os municípios, visando complementar recursos em obras estruturais de grande porte.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários