A Fundação Estadual de Proteção Ambiental HenriqueLuisRoessler(Fepam) emitiu, na quinta-feira (16/11), a Licença Prévia (LP) que atesta a viabilidade de implantação de uma usina de geração de energia, a partir de gás natural, em área do distrito industrial de Charqueadas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Com capacidade de geração instalada de 299megawatts(MW), a Usina Termelétrica (UTE) Farroupilha terá condições de atender cerca de um milhão de habitantes. O investimento é estimado em R$ 1,5 bilhão.
“A UTE Farroupilha proporcionará um aumento da confiabilidade do sistema de abastecimento de energia elétrica do Rio Grande do Sul, indo ao encontro do contexto de transição energética doEstado, que propõe a geração de energia segura e necessária em complementação a fontes como a eólica e a solar”, destaca o presidente da Fepam, Renato Chagas.
A tecnologia proposta para o empreendimento é o ciclo combinado, que utiliza o calor recuperado dos gases de exaustão da turbina a gás para acionar uma turbina a vapor. Esse processo resulta em maior eficiência e menor consumo de combustível, reduzindo a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Primeira etapa do processo de licenciamento, a LP foi concedida a partir de apresentação de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental(EIA/Rima) e realização de audiência pública, conforme previsão legal, no mês de outubro.
A licença tem validade de cinco anos e não autoriza obras de implantação da UTE, que estão condicionadas à obtenção da Licença de Instalação (LI), próximo passo do processo de licenciamento.
Texto: JoyceHeurich/AscomSema
Edição: Secom