Após a saída do técnico Fabiano Daitx, que acertou com o Brasil de Pelotas, o Esportivo oficializou a contratação do treinador Gustavo Papa, de 44 anos, ex-auxiliar-técnico do Xavante, para o comando técnico do alviazul para a temporada 2024. Ele terá a missão de reconduzir o time de Bento Gonçalves de volta à elite e comandar o clube na Copa FGF do próximo ano.
O treinador é conhecido do torcedor alviazul, uma vez que já assumiu o cargo de treinador recentemente. Em 2021, após a demissão de Rogério Zimmermann, Gustavo Papa foi efetivado como técnico na reta final do Gauchão. Na ocasião, comandou o clube em quatro jogos, com uma vitória, dois empates e uma derrota. Posteriormente, Gustavo Papa retornou ao clube como auxiliar-técnico na campanha na Série D do Campeonato Brasileiro do mesmo ano, na qual o Esportivo alcançou a fase de oitavas de final. Posteriormente, Gustavo Papa passou pelo São Gabriel como treinador e pelo Caxias e Brasil de Pelotas como auxiliar-técnico de Rogério Zimmermann.
"O acerto foi fácil, pois era recíproco a vontade de trabalhar no Esportivo novamente. Fico feliz e motivado para esse desafio. Estamos bem preparados para conseguir montar um elenco para conseguirmos alcançar os objetivos do clube. Sabemos dos desafios da próxima temporada, mas tenho certeza que a motivação é maior. Decidi vir para o Esportivo pelo planejamento de jogar o ano inteiro e por entender que é um clube que serve de exemplo em termos de gestão e estrutura", afirmou na coletiva de apresentação", pondera o treinador.
Conforme o presidente, os demais nomes para a comissão técnica estão encaminhados e serão anunciados em 2024. O clube já contratou o analista de mercado Henrique Xavier, que estava no São Luiz, de Ijuí, para auxiliar na formação do grupo de jogadores. O Esportivo já está acertado verbalmente com alguns atletas sugeridos por Fabiano Daitx e que agradaram o novo treinador, o qual, junto à direção, dará sequência às constratações para a formação do plantel para a próxima temporada.