O Esportivo deve contratar o técnico Gustavo Seibt, mais conhecido como Gustavo Papa, para comandar o clube na temporada 2024, na disputa da Divisão de Acesso e da Copa FGF. Após sondar o treinador Rogério Zimmermann, que recusou a proposta do alviazul, a direção buscou o seu auxiliar, que já treinou o time de Bento Gonçalves em 2021, na reta final do Gauchão daquele ano.
Zimmermann era o "ficha número 1" da direção para ocupar o cargo deixado por Fabiano Daitx, que se desligou do clube para assumir o Brasil de Pelotas. No entanto, o salário pedido pelo técnico foi empecilho para o acerto. Desta forma, o Esportivo passou a negociar com o auxiliar-técnico Gustavo Papa, de 44 anos, para comandar a equipe na próxima temporada.
Gustavo Papa comandou o Esportivo em quatro partidas no Gauchão de 2021 após o técnico Rogério Zimmermann ter se demitido. Na ocasião, o profissional conquistou uma vitória, dois empates e sofreu uma derrota, não conseguindo salvar o clube do rebaixamento. Posteriormente, Gustavo Papa retornou ao alviazul como auxiliar de Zimmermann na Série D do Campeonato Brasileiro de 2021. Naquela ocasião, o Esportivo protagonizou uma de suas melhores campanhas em uma competição nacional, alcançando a fase de oitavas de final.
Após a passagem pelo alviazul, Gustavo Papa foi auxiliar-técnico de Rogério Zimmermann no Caxias, em 2022, e no Brasil de Pelotas, em 2023, e também comandou o São Gabriel na Divisão de Acesso do ano passado.
Mín. 15° Máx. 18°