A Polícia Civil de Farroupilha realizou a Operação Cutelaria, desencadeada nesta segunda-feira (13), resultando na prisão de três pessoas, de 20, 30 e 34 anos, e no bloqueio de R$ 1,8 milhão relacionados à lavagem de dinheiro. As prisões ocorreram em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, e no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Ao todo, foram cumpridas 19 ordens judiciais.
A investigação, que perdurou por sete meses, revelou que o grupo criminoso atuava criando perfis falsos em redes sociais ou clonando perfis de três empresas de cutelaria. Os suspeitos, então, impulsionavam esses perfis, oferecendo produtos a preços significativamente inferiores aos de mercado. As vítimas eram direcionadas para páginas falsas, onde efetuavam o pagamento via PIX em contas de laranjas. A descoberta do golpe ocorria apenas após alguns dias, quando as vítimas não recebiam os produtos.
A ação resultou no bloqueio judicial de 13 domínios falsos, dezenas de contas de laranjas e nove linhas telefônicas diferentes associadas a perfis nas redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp. Nos últimos 15 dias, mais de 43 mil números de IP de conexão foram identificados e rastreados, enquanto os criminosos trocaram mais de 10 mil mensagens com vítimas em todo o país.
Os agentes descobriram que um dos indivíduos presos, que tinha planos de se deslocar para o Chile, foi detido dentro do avião com o apoio da Polícia Federal. Os outros dois foram presos em suas residências.
Mín. 14° Máx. 25°