Em meio a diversas polêmicas envolvendo a pasta da Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves, o Prefeito Diogo Siqueira e Secretário Gilberto Junior foram nesta segunda-feira, 13, receber o Prêmio Band Cidades Excelentes, uma iniciativa do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila, que colocou a Capital do Vinho em primeiro lugar na categoria Saúde e bem-estar.
A mais recente polêmica envolvendo a Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves é a distribuição de produtos vencidos para dentistas das Unidades de Saúde, além do equipamento de raio-X digital da UPA 24 horas estar quebrado, vans que precisam levar pacientes para consultas em Porto Alegre em estado crítico, dentre outras. Mas, mesmo com todas essas questões, o município se destacou no Prêmio Band Cidades Excelentes.
A avaliação dos municípios é feita com base no ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila). Com 6 pilares: Infraestrutura e Mobilidade; Sustentabilidade; Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública; Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; e Saúde e Bem-estar, a ferramenta de inteligência artificial consolida 67 indicadores a partir de fontes públicas.
No quesito Saúde e Bem-estar, categoria que Bento Gonçalves ganhou o primeiro lugar, são medidos os dados de cobertura da Atenção Primária; expectativa de vida ao nascer; leitos hospitalares; profissionais de saúde SUS; indicador Previne Brasil; taxa de mortalidade infantil; cobertura vacinal e aplicação em saúde.
Para o Prefeito Diogo Siqueira, o trabalho que vem sendo feito é de qualidade e agradeceu as equipes envolvidas. "É o resultado do trabalho de equipes comprometidas em desenvolver uma saúde pública de qualidade para o nosso cidadão. São as enfermeiras, equipe do Samu, médicos, administrativo, motoristas, higienizadoras, em fim, todos que estão no dia-a-dia. O agradecimento ao grupo Band por reconhecer as práticas e reunir os Municípios nessa premiação", disse.
Mín. 13° Máx. 29°