O Executivo enviou à Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, em caráter de urgência, um Projeto de Lei que pede a contratação de 150 cargos de Auxiliar Educacional a fim de suprir as demandas das Escolas Municipais. As outras pautas que estarão em votação nesta segunda-feira, 13, envolvem homenagens e uma criação de data comemorativa para o Calendário de Eventos da cidade.
De acordo com o Projeto de Lei nº 04/2023, a solicitação da contratação de 150 auxiliares educacionais partiu da Secretaria Municipal de Educação "a fim de suprir as demandas das Escolas Municipais, que necessitam de profissionais que auxiliem os educandos em todas as atividades relacionadas ao seu desenvolvimento cognitivo, psíquico e motor," destacam no documento.
O sistema de admissão será através do concurso público e as funções das auxiliares serão nos cuidados relacionados à higiene dos educandos, tais como: banhos, vestir-se, pentear-se e troca de fraldas, se necessário; Servir refeições e auxiliar na alimentação das crianças; Zelar por todas as necessidades das crianças enquanto estiverem sob sua guarda e responsabilidade; Acompanhar o trajeto de ida e volta no transporte escolar, se necessário; Monitorar as atividades dos alunos na sala de aula, no pátio, no ginásio e
nas demais dependências da escola, realizando o acompanhamento das crianças também em atividades pedagógicas extracurriculares e nas visitas de estudos, dentre outras. Em razão destas descrições, será pago um adicional de insalubridade em grau médio de 20% (considerando o contato com agentes biológicos) além dos demais direitos.
Ainda conforme o Projeto, a contratação dos auxiliares é devido a falta deste cargo em específico - com essas determinadas funções - no quadro de servidores do município.
Uma curiosidade é que esse pedido é uma das reivindicações dos professores e do vereador Eduardo Pompermayer (PP) enviadas ao Executivo no final de outubro. Leia aqui.
A segunda matéria que estará em pauta é de autoria do vereador Ari Pelicioli (CIDADANIA) que sugere a denominação da rua Rua "A", localizada no Loteamento LONGHI, bairro São Roque, para "RUA IRINEU URBANO VALENTI", em homenagem ao cidadão que foi um dos pioneiros na área de serralheria e metalurgia na cidade e foi um dos fundadores do Clube Corinthians de Bento Gonçalves. Irineu faleceu em maio de 2011.
O terceiro projeto também é de autoria de Ari, mas com o apoio dos demais colegas, que desejam conceder uma Portaria de Louvor e Agradecimento à empresa CONCRESUL, pelos 44 anos de existência e pelos relevantes serviços prestados à Comunidade de Bento Gonçalves e região.
A quarta proposição foi enviada pelo vereador Eduardo Pompermayer, referente a uma inclusão de uma data comemorativa no Calendário de Eventos de Bento Gonçalves. O mesmo sugere a criação do Dia do Vitivinicultor na data de 20 de março.
Já o último é mais uma denominação de rua, porém sugerido pelo vereador Ivar Castagnetti (PDT), que propõe que a rua "D" do Loteamento Moinhos, localizado no Bairro Cruzeiro, se torne "Rua FRANCISCO LUIZ CERESA" pelo mesmo ter dedicado "sua vida à agricultura, à família e aos amigos," justifica o vereador no projeto.