O Governo de Santa Catarina baniu nove livros das bibliotecas das escolas do Estado na última terça-feira, 07 de novembro. Fazem parte da relação de obras proscritas um best seller de Stephen King, "It: A Coisa", e a obra futurista de Anthony Burgess "Laranja Mecânica". Segundo a Secretaria de Estado da Educação (SED), os títulos serão redistribuídos para o "público adequado".
A lista dos proibidos inclui ainda "O Diário do Diabo: Os segredos de Alfred Rosenberg", o maior intelectual do nazismo, que narra detalhes sobre Adolf Hitler e o Terceiro Reich. Os títulos "Os 13 Porquês", que gira em torno das consequências do suicídio, e "A Química Entre Nós", que fala sobre amor e sexo a partir dos olhares da psicologia e da neurociência, também foram censurados pela Secretaria de Educação de Santa Catarina.
Conforme a nota da SED, por meio da Coordenadoria Regional de Educação de Florianópolis, é destacado que os livros não serão retirados das bibliotecas das escolas estaduais da região, mas sim redistribuídos para o público das faixa etárias correspondentes. Confira a nota:
"A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Coordenadoria Regional de Educação de Florianópolis, reforça que não estão sendo retirados livros das bibliotecas das escolas estaduais da região. Apenas alguns dos títulos das bibliotecas das unidades escolares da região estão sendo redistribuídos, buscando melhor adequar as obras literárias às faixas etárias das diferentes modalidades oferecidas na rede estadual de educação. Obras específicas para o público adolescente/adulto tinham sido enviadas pela antiga gestão para escolas com alunos de uma faixa etária menor, como as que apenas têm estudantes do ensino fundamental,"
Continua após a publicidade
No total, nove livros foram listados. Veja os títulos:
- A química entre nós (Larry Young e Brian Alexander);
- Coração Satânico (William Hjortsberg);
- Donnie Darko (Richard Kelly);
- Ed Lorraine Warren: demonologistas - arquivo sobrenaturais (Gerald Brittle);
- Exorcismo (Thomas B. Allen);
- It: A coisa (Stephen King);
- Laranja Mecânica (Anthony Burgess);
- Os 13 Porquês (Jay Ascher);
- O diário do diabo: Os segredos de Alfred Rosenberg, o maior intelectual do nazismo (Robert K. Wittman e David Kinney).