O início da tarde desta segunda-feira, 22, foi agitado em Bento Gonçalves. Por volta das 13h, agentes do Presídio Estadual realizaram revista para manter a ordem e disciplina, além de executar transferência de apenados para a Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (cinco) e Penitenciária Estadual de Rio Grande (dois). Também foram apreendidos drogas e celulares no interior da casa de detenção.
De acordo com informações da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) a operação foi realizada após a direção do presídio descobrir que alguns apenados estariam montando um plano de fuga durante a transferência de detentos para o novo Presídio Estadual de Bento Gonçalves. Trabalharam na revista o Grupo de Ações Especiais (GAES), agentes da Divisão de Inteligência Penitenciária (Dipen), Agência Regional de Inteligência Penitenciária (Aripen/10ª Delegacia Penitenciária Regional, agentes do Presídio e da Atividade de Segurança e Disciplina (ASD). Participaram também, dando apoio na ação, o Samu, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar.
Conforme a Susepe, além de planejarem a fuga, os apenados são considerados lideranças negativas dentro da casa de detenção. Eles estavam entre as celas 6 e 11 da galeria A. Cinco deles foram levados para o Presídio Estadual de Caxias do sul e dois para a Penitenciária Estadual de Rio Grande.
Além das transferências, foram feitas revistas em todas as celas do presídio. Os detentos foram colocados no pátio, todos sem camisa. Na ação foram apreendidos 37 celulares, 15 carregadores, 217 gramas de substância semelhante à maconha, 130 gramas de substância semelhante à cocaína, 10 estoques, 10 chips de celular, um pen drive, uma talhadeira, quatro baterias de celulares e dois cartões de memória.
Transferências podem acontecer nesta semana
Antes de descobrir o planejamento de fuga, o Governo do Estado e a Susepe estavam programando o início da transferência dos presos para o novo Presídio Estadual de Bento Gonçalves a partir desta semana. Até o momento, o planejamento não foi alterado. Atualmente, 396 detentos estão no regime fechado no presídio de Bento. A capacidade da nova casa de detenção é de 420 apenados.
Mín. 16° Máx. 26°