Rio Grande do Sul Sinistro
Incêndio em aviário mata mais de 12 mil aves
Corpo de Bombeiros evitou que as chamas se alastrassem para outros aviários
07/11/2023 11h35
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Divulgação

Um incêndio atingiu um aviário no interior de Nova Bréscia, destruindo uma estrutura de 840 metros quadrados que abrigava mais de 12 mil frangos de corte. O fogo, que começou no final da noite de segunda-feira (6), foi combatido com sucesso pelo Corpo de Bombeiros Militar de Encantado, mas a estrutura foi totalmente consumida pelas chamas.

O Corpo de Bombeiros de Encantado recebeu o chamado de emergência por volta das 23h10 e se dirigiu até a Linha Arroio das Pedras Baixas, onde estava localizado o aviário em chamas. No momento do incêndio, o local abrigava 12,1 mil aves, que haviam sido recebidas apenas algumas horas antes do incidente.

O proprietário do aviário, que estava dormindo quando o fogo começou, foi acordado pelo barulho das chamas. Ele e sua família tentaram inicialmente controlar o incêndio usando um extintor veicular e mangueiras com água de um poço, mas suas tentativas não obtiveram sucesso. Vizinhos perceberam a gravidade da situação e imediatamente acionaram o Corpo de Bombeiros de Encantado.

Os bombeiros usaram cerca de 5 mil litros de água para combater o incêndio e realizar o rescaldo. A estrutura do aviário foi destruída por completo, resultando na perda de mais de 12 mil aves e causando danos materiais consideráveis.

Continua após a publicidade

Apesar da devastação, os bombeiros conseguiram evitar que as chamas se alastrassem para um aviário vizinho, o que teria ampliado ainda mais os prejuízos. O proprietário, que contava com um seguro para sua propriedade, afirmou desconhecer as causas exatas do incêndio, mas suspeita que possa ter sido desencadeado por um curto-circuito ou problemas nas fornalhas responsáveis pelo aquecimento das aves.