14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Prefeitura de Bento é investigada em esquema de fraude em licitações

Agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público fizeram buscas na cidade e um secretário municipal é investigado.

07/11/2023 às 10h00 Atualizada em 08/11/2023 às 08h33
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Prefeitura de Bento é investigada em esquema de fraude em licitações

A Prefeitura de Bento Gonçalves entrou no alvo do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público, o GAECO. Agentes estiveram fazendo buscas no poder público da Capital do Vinho nesta terça-feira, 7 de novembro. Um secretário municipal é o principal alvo das investigações.

De acordo com o promotor de Justiça Manoel Antunes, do 5º Núcleo Regional do GAECO, em Bento Gonçalves a investigação recai sobre a Secretaria Municipal de Administração, que tem Mateus Barbosa como seu titular. A investigação faz parte da Operação Cartas Marcadas, onde uma empresa de Santa Catarina é suspeita de fornecer às prefeituras um pacote completo de documentos que direcionava a licitação para a aquisição de um software exclusivo de gerenciamento das atividades do poder público. Ao todo, a operação Cartas Marcadas cumpriu 28 mandados de busca em sete cidades do Rio Grande do Sul e quatro em Santa Catarina.

Além de Bento Gonçalves, as investigações são realizadas nas cidades de Candelária, no Vale do Rio Pardo, Sapiranga, no Vale do Sinos, Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. Ao menos R$ 2,8 milhões dos suspeitos já foram bloqueados. O coordenador do GAECO/MPRS, promotor de Justiça André Dal Molin, informa que foram apreendidos notebooks, tablets, computadores, celulares e documentos, principalmente modelos de editais, orçamentos, entre outros.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Bento Gonçalves enviou uma nota oficial de esclarecimento. A Administração Municipal de Bento Gonçalves esclarece que está colaborando plenamente com o Ministério Público do Rio Grande do Sul para elucidação dos fatos relativos à operação ocorrida na manhã desta terça-feira (7) em diversos municípios gaúchos e de Santa Catarina. 

Em Bento Gonçalves, os questionamentos são atinentes ao fornecimento de software responsável pela gestão administrativa da Prefeitura, que foi contratado por meio de licitação. A Prefeitura reforça seu compromisso com a transparência e seu propósito de que todos os aspectos relativos ao tema sejam amplamente esclarecidos. Assim que tiver acessos aos autos, novas informações serão prestadas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários