13°C 20°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Biblioteca Pública do Estado lança agenda cultural especial para o Novembro Negro

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), preparou uma programação especial durante todo o mês d...

06/11/2023 às 12h41
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
Compartilhe:
Slam Aquilombaí é uma das atrações confirmadas na programação da BPE -Foto: Victor Frainer
Slam Aquilombaí é uma das atrações confirmadas na programação da BPE -Foto: Victor Frainer

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), preparou uma programação especial durante todo o mês de novembro para apresentar ao público a riqueza da identidade e cultura negras, buscando uma sociedade mais igualitária, inclusiva e antirracista.

O tema deste ano, proposto pela Sedac, é equidade racial. Assim, a BPE intensificou a reflexão, sempre necessária, para exaltar ainda mais a importância do povo e da cultura negra, no mês em que se celebra o 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra.

O fato de a Biblioteca Pública do Estado ter como diretora uma mulher negra é uma conquista. Essa é a primeira vez que a BPE tem uma pessoa negra na direção, em seus 153 anos de história. Ana Maria de Souza, bibliotecária concursada, assumiu a direção em março de 2023.

Ela conta que, além dos desafios de gerir uma biblioteca desse porte, teve como objetivo, desde a sua chegada, dar visibilidade às pessoas negras e oferecer o lugar de fala a artistas negros e a ações que promovam a cultura negra. Essas são formas de afirmar a identidade e combater a discriminação e a desigualdade, auxiliando no processo de transformação social.

"Eu percebo que, quando recebemos crianças e adolescentes da periferia, eles me olham de forma diferente, com uma certa inquietação. Um dia, uma menina negra, de cerca de 14 anos, teve coragem e me perguntou como eu tinha conseguido virar diretora”, disse Ana Maria. “Eu achei muito lindo e contei a ela sobre a minha trajetória. Uma experiência como essa nos faz entender a importância da representatividade. É muito importante termos a oportunidade de abordar a questão racial. Pessoas negras em posição de liderança podem tomar decisões que somente quem sente a dor do racismo pode", afirmou a diretora.

A Biblioteca Pública do Estado funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mail [email protected] . Toda a programação é gratuita.

Programação

  • 8/11(quarta-feira), às 19h, no Salão Mourisco da BPE
    Roda de Conversa “O silêncio cansou de ser mudo”, com a participação das escritoras e compositoras Fátima Farias, Marieta dos Santos Silveira e Maisa Lemos. A mediação será feita por José Antônio Silva. Haverá uma intervenção poética da poeta slammer Cristal. Entrada gratuita.

  • 14/11(terça-feira), às 17h, no Salão Mourisco da BPE
    Clube de Leitura “Especial Oliveira Silveira”, com a professora Sátira Pereira Machado, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A professora é especialista em Culturas Afro-gaúchas, com destaque para a literatura negra do poeta Oliveira Silveira. Entrada gratuita.

  • 17/11(sexta-feira), às 19h, no Salão Mourisco da BPE
    12ª edição do Slam Aquilombaí - Especial Novembro Negro, com a mestre de cerimônias Agnes Mariá, Slammaster do Slam Aquilombaí. O evento é realizado pela Biblioteca Pública e CURA - Coletiva Urbana de Retomada Aquilombaí. As inscrições para a competição de slam e apresentações em verso livre são limitadas e podem ser feitas no local. Entrada gratuita.

  • 21/11(terça-feira), às 19h, no Salão Mourisco da BPE
    Lançamento da revista “Meu Corpo Negro - Memórias”, seguido de debate, com a participação de Gilberto Soares (escritor e produtor cultural), Isabete Fagundes (pedagoga e escritora), Josiane Prestes (pedagoga e agente de apoio em Educação Especial), Maria Inês Nunes Barcelos (mestra em Serviço Social e Políticas Sociais), Rosa Mayommbe (escritora e pesquisadora) e Tiago Maria (cronista e redator publicitário), todos integrantes do Coletivo de Escritores Negros (CEN).

  • 25/11(sábado), às 19h, no Salão Mourisco da BPE
    Gira de Leitura, com o coletivo Mães Pretas. Haverá leitura de poemas e performance teatral. Entrada gratuita.

  • 30/11(segunda-feira), às 20h, no Salão Mourisco da BPE
    Tributo biográfico musical a Nina Simone: a alta sacerdotisa do jazz, com a cantora Margue Silva e os músicos Gilberto Oliveira (contrabaixo elétrico e arranjos), Mel Souza (piano) e Tuti Rodrigues (percussão). Haverá participação especial de Marieta Silveira (escritora), Kleber Rocha (escritor) e Cesio Sandoval Peixoto (pandeirista). Entrada gratuita.

Serviço

O quê: Programação Novembro Negro na BPE.
Quando: mês de novembro (de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h).
Local: Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre).

Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários