Pacientes que precisam de um raio-x em Bento Gonçalves estão tendo que esperar várias horas pelo atendimento desde o final do mês de setembro. Isso porque, há mais de um mês, o Raio-x Digital da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) está quebrado e sem previsão de conserto. A Secretaria Municipal de Saúde está usando o raio-x analógico, em outro prédio, o que tem dificultado o atendimento de alguns pacientes.
De acordo com informações apuradas pela reportagem do NB Notícias, a situação é considerada preocupante. Pacientes que são atendidos na UPA 24 Horas, precisam ser encaminhados de ambulância para a unidade do antigo Hospital Galassi, a fim de realizar o raio-x no equipamento analógico. Porém, em muitos casos, os pacientes precisam esperar várias horas para receber o atendimento, pois há apenas uma ambulância na unidade, que é a mesma que faz as remoções de pacientes para o Hospital Tacchini, aglo que acontece diariamente.
Segundo funcionários que trabalham na UPA 24 Horas, o raio-X digital quebrou ainda no mês de setembro e, pelo visto, não há interesse do poder público em realizar o conserto com brevidade. Com isso, pacientes que não conseguem se locomover até o prédio do antigo Hospital Galassi, ao lado da unidade, precisam ser removidos de ambulância, para realizar o exame de imagem com o aparelho mais antigo.
O que diz a prefeitura
A reportagem do NB Notícias entrou em contato com a Prefeitura de Bent Gonçalves para saber a previsão do conserto do raio-x digital. Recebemos como resposta que a Prefeitura conta com dois aparelhos de raio-x e que o quebrado aguarda por uma peça. "Ele quebrou e está sendo aguardada uma peça de fora, que ainda não chegou. Mas nenhum paciente está desassistido, pois estão sendo atendidos com o segundo equipamento. A secretaria também já encaminhou a compra de um novo equipamento.
Mín. 13° Máx. 29°