A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues faleceu na madrugada deste domingo (5), aos 94 anos, em João Pessoa, onde vivia desde 2015 com sua filha, a médica Silvia Rodrigues. Lolita estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a complicações decorrentes de uma pneumonia. O corpo será cremado em uma cerimônia restrita à família.
Lolita Rodrigues, que faz parte da geração precursora da TV no Brasil, teve uma carreira marcada por diversos personagens, muitos deles com sotaque castelhano devido à sua ascendência espanhola. Destacam-se suas participações nas novelas Sassaricando (1987), Terra Nostra (1999) e Viver a Vida (2009), nesta última interpretando a personagem Noêmia, avó de Luciana, papel de Alinne Moraes.
Além de sua contribuição para a televisão brasileira, Lolita era conhecida por sua amizade íntima com outras atrizes, cantoras e apresentadoras, como Nair Bello e Hebe Camargo. As três chegaram a participar de uma entrevista conjunta com Jô Soares, que também era um amigo próximo das quatro. Atualmente, Lolita era a única sobrevivente desse grupo.
Após se aposentar, Lolita optou por uma vida mais reservada, fazendo poucas aparições públicas. A sua última aparição ocorreu em dezembro de 2017, quando prestigiou uma apresentação do espetáculo "Hebe - O Musical" em São Paulo.
A morte de Lolita Rodrigues representa uma perda significativa para o mundo artístico brasileiro, deixando sua marca como uma das pioneiras da televisão e uma figura querida por seus colegas de profissão. Seu legado e contribuição para a cultura do país serão lembrados e reverenciados.