13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Qualifica Bento forma alunos no curso Projetista Industrial Básico

O programa de especialização teve duração de 60 horas e forneceu aos alunos as ferramenta para o desenvolvimento de projetos de máquinas e equipamentos, preparando-os para o setor industrial

03/11/2023 às 13h34 Atualizada em 03/11/2023 às 13h48
Por: Renata Oliveira Fonte: Exata Comunicação
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) celebrou mais um marco em seu projeto de especialização de mão de obra na cidade com a conclusão de uma turma de formandos no último dia 27 de outubro. Nove trabalhadores receberam seus diplomas pela conclusão do curso de Projetista Industrial Básico, realizado em parceria entre o Qualifica Bento e o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi/UCS).

O programa de especialização teve duração de 60 horas e forneceu aos alunos as ferramenta para o desenvolvimento de projetos de máquinas e equipamentos, preparando-os para o setor industrial. O sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis, expressou sua satisfação com o projeto e destacou sua contribuição para fortalecer a qualificação na cidade. "Foi uma satisfação desenvolver esse projeto em parceria com o CIC-BG. Essa é uma iniciativa que tem proporcionado um fortalecimento da qualificação na cidade, e a universidade também participa desse movimento, contribuindo para uma formação que entendemos ser uma necessidade de todas as empresas”, disse Larentis.

Gladis Stringhini, vice-presidente do CIC-BG, reiterou a relevância da qualificação e destacou que o programa já está planejando cursos para o próximo ano. "O Qualifica Bento conectou pessoas com as empresas e trouxe as necessidades delas à tona. Já estamos pensando para 2024 que cursos precisamos formatar, quais parcerias precisamos desenvolver para que continue essa aproximação e o desenvolvimento das pessoas”, comentou. 

Um dos formandos, Guilherme Guerra, compartilhou suas aspirações após concluir o curso. "O curso foi muito interessante e proporcionou um conhecimento básico sólido para iniciar em projetos. Minha intenção é me tornar um projetista, por isso busquei o curso." Guilherme, que trabalha na Mesal há 10 anos como montador, agora se sente mais preparado para buscar novas oportunidades.

Coordenador de Engenharia de Processos na mesma empresa, Jonathan Dendena enalteceu o programa do CIC-BG ressaltando seu viés educativo. “A iniciativa ajuda a aproximar as gerações mais novas, que vivem um imediatismo por causas das tecnologias e redes sociais, com cursos mais direcionados e focados em áreas específicas das empresas, fomentando para elas pegarem junto e se tornarem especialistas, cuja falta é um dos gargalos nas indústrias”, constatou Dendena.

Desde o surgimento do Qualifica Bento, com o curso de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP) em agosto de 2022 – um mês após o lançamento do programa –, mais de 350 alunos foram diplomados nos 12 cursos oferecidos desde então – alguns tiveram mais de uma turma. Além do curso de Projetista Industrial Básico, já foram realizadas formações de Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC; Preparação e Operação de Torno CNC e Centro de Usinagem; Dicção, Desinibição e Oratória; Rotinas de Departamento de Pessoal; Auxiliar de Produção; Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP); Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Máquinas e Equipamentos; Liderança Inspiradora; Empreenda-se; Tecnologias e Processos de Usinagem Convencional; e Comandos Elétricos.

O projeto foi criado depois que uma pesquisa realizada pelo CIC-BG, com apoio da UCS Bento, mostrou que 86% das empresas da cidade relataram sofrer problema com a falta de mão de obra especializada. O projeto também oferece cursos gratuitos à população de baixa renda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários