14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Vem aí: Primeiro dia da prova do Enem 2023

Veja que documentos e o que pode levar ou não na data. Neste domingo, 05 de novembro, os inscritos responderão as questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação.

03/11/2023 às 10h40
Por: Renata Oliveira Fonte: G1/INEP
Compartilhe:
Vem aí: Primeiro dia da prova do Enem 2023

Mais de 159 mil gaúchos estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 que começa neste domingo, 05 de novembro. Neste primeiro final de semana, os temas aplicados serão de linguagens e ciências humanas, além da redação. Veja o que pode levar ou não na data. 

Nos próximos dois domingos, 05 e 12 de novembro, milhares de pessoas irão realizar a prova do Enem. No total, o teste tem 180 questões objetivas, sendo que no primeiro final de semana serão 45 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e as demais sobre a aplicabilidade das Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da "temida" redação; e no seguinte, são 45 exercícios de matemática e 45 de ciências da natureza (biologia, física e química).

Porém, levar um item errado pode causar a eliminação do candidato logo nos primeiros instantes, então confira todos os documentos aceitos no dia e o que pode ser levado na questão de lanches e materiais. 

O que pode levar para o Enem?

Documento original com foto
São aceitos os seguintes documentos:

  • Cédulas de identidades, expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de
  • identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também incluiu as versões digitais com foto (e-Título, CNH Digital e RG Digital) na lista dos documentos válidos para identificação do participante. No entanto, somente serão aceitos os documentos digitais apresentados nos aplicativos oficiais; prints e capturas de tela estão vetadas.

Sobre alimentos

  • Lanches, bebidas não alcoólicas, artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (máquina de escrever em braile, sorobã, lupa etc.) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais.

Sobre o Celular

Se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico emitir sons mesmo que dentro do envelope, o participante será eliminado do Enem.

 Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

Como consultar seu local de prova

Para acessar o cartão de confirmação, em que está escrito o endereço do local de prova, basta entrar na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante) e fazer o login com CPF e senha. Aparecerá uma notificação em destaque para consultar o cartão.

Maioria dos participantes do ENEM no Rio Grande do Sul são mulheres 

Ao todo, 159.734 pessoas estão inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 no Rio Grande do Sul, sendo a maioria mulheres. A prova será realizada em 106 municípios gaúchos. No estado, são 347 locais de prova e 5.817 salas de aplicação. 

As gaúchas inscritas no ENEM 2023 são maioria — equivalem a 62,7% (100.126) das inscrições, enquanto homens representam 37,3% (59.608). Além disso, 50,5% (80.721) são isentos da taxa de inscrição e 49,5% (79.013) a pagaram. A participação gratuita no Enem é prevista para pessoas que se enquadram em, pelo menos, um dos seguintes perfis:

  • Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2023), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários