13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Sapatos para cachorro: necessidade ou exagero?

Por mais bonitinho que seja, será que o uso desses sapatinhos é realmente necessário? Veterinária explica o que pode acontecer.

14/07/2019 às 16h52 Atualizada em 10/08/2019 às 14h30
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Os animais sentem frio e isso não é segredo. Muitos tutores optam por colocar roupinhas nos pets para esquentá-los, o que pode ser uma ótima escolha no inverno. Mas e o sapato para cachorro ?

O uso de calçados nos animais está cada vez mais popular, e para esclarecer em quais casos eles realmente devem ser usados, a veterinária e diretora clínica Grupo Vet Popular, Caroline Mouco Moretti explica algumas questões. “Não vejo necessidade alguma no uso de sapatos em pets , além de considerar esse uso prejudicial aos animais”, conta Caroline. A veterinária explica que se o tutor realmente fizer questão, a recomendação é de que o item não seja usado com frequência. “E assim que retirar o sapato do pet, faça a higienização dele”, completa.

Os principais motivos para os donos quererem usar sapatos são: manter a higiene ou proteger as patinhas do calor nos tempos mais quentes. “Se o uso do sapatinho estiver atrelado a manter a higiene após passeios na rua, podemos resolver isso facilmente com o uso de lenços umedecidos assim que o animal retornar a sua casa; mas se o intuito é proteger as patinhas do calor, basta evitar passeios em horários de maior incidência solar”, revela.

O calçado não protege o coxim (as “almofadinhas” nas patas dos cães ), e pode até prejudicá-lo. "O coxim está preparado fisiologicamente para amortecer o caminhar do animal e fazer a troca de calor, por isso, ao usar sapato a pata do animal continuará fazendo essa troca, mas desta vez, o calor ficará preso no sapato”, revela. E se o calor ficar preso pode ajudar na proliferação de fungos e outras doenças.


Outro problema são as unhas , que precisam ser desgastadas. “Com a unha não desgastada, o animal acabará machucando essa região”, explica Caroline, e esses machucados vão desde leves incômodos até cortes profundos. “E qualquer tratamento nesta região é muito complicado, uma vez que a área está sempre em contato com o solo e o animal costuma lamber qualquer medicamento colocado ali”, completa a veterinária.

Por fim, Carolina explica então que o uso de sapatos em cachorros deve ser feito em apenas uma ocasião: o tipo de terreno que o pet for pisar. “Terrenos rochosos, com pedregulhos, vidro e outras situações semelhantes, e sempre usado com moderação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários