Com a chegada do mês de outubro, as atenções se voltam para a campanha Outubro Rosa, uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, um grave problema de saúde no Brasil. Somente neste ano, as ações da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves alcançou mais de 10 mil pessoas.
O Instituto Nacional do Câncer estima que, somente em 2023, 73.610 mulheres serão diagnosticadas com a doença no país, tornando o Outubro Rosa mais relevante do que nunca. Nesse contexto, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves reafirmou seu compromisso de difundir informações sobre o câncer de mama e a relevância do diagnóstico precoce. Ao longo deste mês, um grupo de voluntários se mobilizou para engajar a comunidade em debates sobre a saúde das mulheres.
As ações do Outubro Rosa da Liga em 2023 já impactaram diretamente mais de 10,4 mil pessoas. Isso foi possível através de palestras realizadas em empresas, entidades e instituições tanto no município quanto em localidades vizinhas. Nesses encontros, voluntárias, médicos e enfermeiros compartilharam informações valiosas sobre o autocuidado e a detecção precoce do câncer de mama.
Maria Lúcia Severa, presidente da Liga de Combate ao Câncer, destaca a importância dessas ações. “O papel da Liga é levar uma mensagem que conscientize o maior número possível de pessoas. As ações feitas durante o mês de outubro demonstram nossa preocupação com a precocidade na detecção do câncer de mama, o início dos tratamentos e a adoção de estilos de vida saudável como forma de prevenir as doenças e fortalecer o organismo no combate contra elas, quando necessário. Queremos mostrar para a sociedade, especialmente às mulheres, esse importante alerta”, comenta Severa.
Além das palestras, a Liga de Combate ao Câncer ofereceu itens temáticos da campanha, como camisetas e guarda-chuvas, e distribuiu materiais informativos sobre prevenção. Durante esses momentos, a organização também apresentou o trabalho que realiza no amparo de pessoas afetadas pelo câncer e seus familiares, desde apoio emocional até assistência com medicamentos, exames e alimentos.
Para aqueles que desejam obter mais informações sobre as ações da Liga de Combate ao Câncer e formas de contribuir com o trabalho voluntário da entidade, a sede da organização está localizada na Rua Ramiro Barcelos, número 580, em Bento Gonçalves. O telefone é (54) 3451.4233.