Desde abril deste ano, a população de Bento Gonçalves teve a oportunidade de explanar suas sugestões para melhorar o trânsito da cidade e na última semana, um documento compilando 19 ideias foi entregue à Secretaria de Mobilidade Urbana. As principais mudanças envolvem retirada de estacionamentos, tornar uma rua do Centro em mão dupla e realocar as Feiras dos Produtores. A iniciativa foi realizada pelos vereadores integrantes da Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana da Câmara de Bento Gonçalves.
A Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, criada pela Resolução nº 372, de 12 de abril de 2023, tem como principal objetivo discutir e pensar melhorias para a mobilidade urbana municipal, projetando ações de curto, médio e longo prazo. Para conseguirem ouvir as reivindicações da população, foi criado um e-mail exclusivo para envio das sugestões para aprimorar o trânsito na cidade.
De acordo com a assessoria do presidente da Frente, o vereador Agostinho Petroli (MDB), foram recebidos diversos e-mails de abril até início de outubro e após uma avaliação de caso a caso discutidas pelo grupo de trabalho, que também ouviu entidades representativas e o corpo técnico da própria Secretaria Municipal, 19 ideias foram selecionadas para serem adicionadas no relatório entregue ao Secretário de Mobilidade Urbana, Henrique Nuncio. No encontro, estiveram presentes os vereadores Agostinho – presidente da Frente Parlamentar, Thiago Fabris (PP) - Vice-presidente, José Gava (PDT) e Eduardo Pompermayer (PP), membros.
Conforme o documento entregue, as alterações propostas foram elencadas nas sugestões de realização a curto prazo e de fácil aplicabilidade, sem grandes custos aos cofres municipais. As que mais chamaram atenção foram a de retirada de estacionamentos nas proximidades da Rodoviária, Avenida Osvaldo Aranha e ruas próximas; tornar a rua Benjamin Constant em mão dupla; sincronizar os semáforos do Centro; Alterar as rotas de ônibus/transporte público na Rua José Mario Mônaco a fim de que não passe no entorno do Hospital Tacchini; Colocar as Feiras – Feira Livre do Produtor Rural e Feira Ecológica, em espaços que não afetem as vias e realocar faixa de pedestre da rua Marechal Deodoro.
Confira abaixo as 19 recomendações e suas respectivas justificativas:
1. Retirada do estacionamento rodoviária;
Ao retirar as vagas de estacionamento entre a Rua Reffati e a Rua Alfredo Fritoli, no Bairro Maria Goretti se proporciona uma pista a mais na via, dando maior fluidez ao trânsito.
2. Retirada do estacionamento General Gomes Carneiro, no trecho entre o posto de combustíveis até defronte ao número 740;
Ao retirar o estacionamento do local, cria-se uma via a ser utilizada como recuo a quem pretende fazer a conversão para a Osvaldo Aranha.
3. Retirada das vagas de estacionamento na Avenida Osvaldo Aranha, no numeral 1.448, para melhorar o fluxo da via;
Nesse endereço há algumas vagas que se retiradas darão maior fluidez ao tráfego no local, especialmente ao motorista que fará a conversão com destino bairro ou BR 470.
4. Travessa Bagé, em toda extensão, criar-se estacionamento oblíquo;
Ao criar-se estacionamento oblíquo nesse local, aumentará o número de vagas no local, sem afetar a trafegabilidade do local.
5. Rua Benjamin Constant, tornar mão dupla;
Ao transformar a referida rua em mão dupla adiciona-se uma nova possibilidade de acesso ao centro, buscando diminuir o fluxo nas vias adjacentes.
6. Avenida São Roque próximo ao numeral 775, remover a sinalização horizontal na pista a fim de retirar o recuo criado para quem acessa a Avenida pela rua Ulisses Romam Ross sentido centro;
Essa alteração visa melhorar o tráfego na Avenida São Roque, visto ser uma das vias que mais geram transtornos aos motoristas. Com a remoção, mantém-se as duas pistas na avenida, e para o acesso ao sentido bairro centro pela Rua Ulisses Romam Ross será possível durante o tempo que o semáforo permanece fechado na Avenida São Roque. Também sugere-se a retirada da faixa de pedestres, pois há outra faixa com melhor aproveitamento e segurança extremamente próximo.
7. Retirada das vagas de estacionamento na Rua Guilherme Fasolo, trecho entre o entroncamento com a Rua Fioravante Pozza até o número 111;
Trata-se de retirada de vagas a fim de manter um melhor fluxo de veículos proporcionando duas pistas para trafegabilidade. Salienta-se que o comércio local possui estacionamento próprio.
8. Remover sinalização horizontal na Rua Guilherme Fasolo, a partir do número 780 até o número 930
A sinalização foi pintada com o intuito de facilitar o acesso de veículos maiores à Rua Francisco Navarini, porém acaba por estreitar a pista e causando mais transtornos que benefícios de sua finalidade. Com a retirada será possível manter o fluxo em duas pistas.
9. Criar um binário entre as ruas Fioravante Pozza e Emílio Pozza;
O objetivo é organizar o fluxo em ambas as vias, especialmente pelo fato de trafego de veículos de carga, motivados pelas empresas ali consolidadas. Também, como o crescimento do bairro e a abertura de novas moradias sobrecarregam as vias. Cita-se também a que ambas as ruas hoje possuem mão dupla, ocasionando problemas a motoristas de veículos maiores, a exemplo de ônibus não eventualmente não tem adequado espaço para trafegar.
10. Afastar as faixas de segurança das esquinas e cruzamentos a exemplo da Rua Dr Antunes;
O exemplo citado mostra a eficiência de manter as faixas afastadas dos cruzamentos. O objetivo é garantir a segurança do pedestre, organizar melhor o trânsito e prevenir acidentes.
11. Sincronização dos semáforos da área central;
Com o processo de sincronização dessa área cria-se melhorias em relação ao tráfego de automóveis, bem como de pedestres, agilizando a mobilidade do centro como um todo. A demanda maior surge especialmente defronte a Igreja Santo Antônio; o semáforo de pedestres tem uma contagem baixa que coloca os pedestres
em risco.
12. Rua Avaí, estudar retirada de estacionamento de um lado da via;
Trata-se de via estreita, com fluxo considerável, que se for realizado a retirada do estacionamento além de melhorar o trânsito, ainda aumenta a segurança dos motoristas.
Na imagem é possível visualizar como a via se torna estreita com vagas de estacionamento em ambos os lados.
13. Rua Fortaleza, retirar estacionamento no sentido bairro centro do número 771 até o número 637.
Também, como as demais propostas de remover vagas de estacionamento citadas, trata-se de sugestão buscando melhorar o fluxo de veículos na via.
14. Alterar as rotas de ônibus/transporte público na Rua José Mario Mônaco a fim de que não passe no entorno do Hospital Tacchini;
A fim de garantir melhor acesso ao complexo hospitalar faz-se necessário melhor estudo para rotas de transporte coletivo que hoje trafegam no entrono do Hospital. Vale ressaltar que a Lei Complementar 200/2018 que “DISPÕE SOBRE A ORDENAÇÃO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES E SOBRE
A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL E DE EXPANSÃO URBANA, E APROVA O PLANO DIRETOR MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” demarca a Zona Hospitalar e que pode ser utilizada como alvo para estudo.
15. Colocar as Feiras – Feira Livre do Produtor Rural e Feira Ecológica, em espaços que não afetem as vias;
Hoje, essas vias que recebem as Feiras:
A muito se especula novas áreas para receber as feiras semanais do Município. Embora consolidadas, e também por isso, merecem um espaço fixo com melhor qualidade. Solicita-se estudo de realocação para praças ou outros espaços onde não há necessidade de bloqueios de trafego para a realização.
16. Retirada do Estacionamento em um dos lados da Rua José Martelli;
Trata-se de via estreita, que hoje possui estacionamento em ambos os sentidos. Por ser uma via de alto fluxo, visto comércios que há no local, acaba por gerar inúmeros transtornos. Buscando minimizar as dificuldades apresentadas, solicita-se estudo para remoção do estacionamento em um dos sentidos da via. Salienta-se que os comércios do local possuem estacionamento próprio.
17. Retirada do poste e consequentemente do meio-fio na esquina da Avenida Osvaldo Aranha com a Rua Antônio G. Guindani;
Com o intuito de alargar a via, facilitando o escoamento do trafego, solicita-se a realocação de poste do sistema de abastecimento elétrico e recuo do meio-fio na esquina da Avenida Osvaldo Aranha com a Rua Antônio G. Guindani.
18. Faixa de pedestres na Marechal Deodoro, alterar do local atual para defronte ao número 138;
Realocar a faixa elevada de pedestres hoje situada na Rua Marechal Deodoro, próximo ao número 166, para onde era originalmente, na mesma via, defronte ao número 138. É sabido que as faixas de segurança são melhores aproveitadas quando afastadas dos cruzamentos, para tal entendemos que há necessidade de realocação das mesmas.
19. Retirada do Estacionamento na Avenida Osvaldo Aranha, em frente ao número 737;
No local, entre os mercados Grepar e Caitá, há algumas vagas que impedem o fluxo em duas pistas na Avenida Osvaldo Aranha. Com a retirada dessas vagas, que em nada afetam o comércio local, visto que possuem estacionamento próprio, melhorará o fluxo de veículos na via mencionada.