Uma boa notícia para quem precisa trafegar entre os municípios de Bento Gonçalves e São Valentim do Sul. O governador Eduardo Leite anunciou na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, a autorização de um edital para selecionar uma empresa especializada na realização do serviço de balsa na região da ponte de Santa Bárbara, no Rio das Antas. A medida paliativa vai permitir que seja feita a travessia de veículos de um lado a outro da ponte, sem a necessidade de desvio por um trajeto mais longo.
De acordo com informações preliminares, as empresas interessadas terão até segunda-feira para apresentar proposta. A ideia é que o serviço seja feita por uma balsa de grande porte, a fim de fazer a travessia de vários veículos ao mesmo tempo, já visando o período da safra da uva. A medida é uma ação paliativa, mas que irá beneficiar centenas de pessoas que dependem da travessia no local.
Não foi informada quando a balsa deve começar a funcionar, mas a expectativa é que o serviço seja disponibilizado ainda no mês de novembro, apesar de todos os trâmites burocráticos.
Nova ponte deve ser concluída só em 2025
Durante a reunião com os prefeitos da região, a direção geral do DAER apresentou o anteprojeto de construção da nova ponte de Santa Bárbara. A expectativa é de que o prazo de construção leve 12 meses, após a fase de licitação e contratação da empresa vencedora do certame. Com isso, antes de 2025, dificilmente a nova ponte esteja pronta, o que valoriza ainda mais a implantação do serviço de balsa na região.