14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Autorizado edital para o funcionamento da balsa na ponte de Santa Bárbara

Governador Eduardo Leite anunciou aos prefeitos da região que até segunda-feira. 30 de outubro, as empresas poderão apresentar propostas para prestar o serviço na região entre Bento Gonçalves e São Valentim do Sul.

26/10/2023 às 14h29
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Autorizado edital para o funcionamento da balsa na ponte de Santa Bárbara

Uma boa notícia para quem precisa trafegar entre os municípios de Bento Gonçalves e São Valentim do Sul. O governador Eduardo Leite anunciou na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, a autorização de um edital para selecionar uma empresa especializada na realização do serviço de balsa na região da ponte de Santa Bárbara, no Rio das Antas. A medida paliativa vai permitir que seja feita a travessia de veículos de um lado a outro da ponte, sem a necessidade de desvio por um trajeto mais longo.

De acordo com informações preliminares, as empresas interessadas terão até segunda-feira para apresentar proposta. A ideia é que o serviço seja feita por uma balsa de grande porte, a fim de fazer a travessia de vários veículos ao mesmo tempo, já visando o período da safra da uva. A medida é uma ação paliativa, mas que irá beneficiar centenas de pessoas que dependem da travessia no local.

Não foi informada quando a balsa deve começar a funcionar, mas a expectativa é que o serviço seja disponibilizado ainda no mês de novembro, apesar de todos os trâmites burocráticos. 

Nova ponte deve ser concluída só em 2025

Durante a reunião com os prefeitos da região, a direção geral do DAER apresentou o anteprojeto de construção da nova ponte de Santa Bárbara.  A expectativa é de que o prazo de construção leve 12 meses, após a fase de licitação e contratação da empresa vencedora do certame. Com isso, antes de 2025, dificilmente a nova ponte esteja pronta, o que valoriza ainda mais a implantação do serviço de balsa na região. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
OdracirHá 1 ano Bento Gonçalves /RSVergonha, isso que aconteceu é calamidade pública. Governo estadual e federal deveriam já estar com o projeto feito e já colocando em prática a produção.Nesse meio tempo o exército ja deveria ter colocado suas pontes móveis. A 30 anos atrás ja faziam isso em qualquer lugar do país. Enquanto isso, como comentou um processor, no Nordeste trocam os jegues por motociclista para o trabalho, aqui trocam pontes por balsas. RS sempre retrocedendo.
AlexHá 1 ano Bento Gonçalves, RSÉ uma vergonha das autoridades não terem sinalizado informando que a ponte de Santa Barbara está interditada. Cansei de ver caminhão frigorífico, caminhão com máquinas indo em direção a santa Barbara e logo voltando. Atenção autoridades, sinalizem que a ponte está interrompida. Da mesma forma se tiver balça deve ser informado no trevo entre a BR 470 e ERS 431 sobre valores, para não pegar as pessoas desprevenidas.
Mostrar mais comentários