O Campeonato Gaúcho de Voleibol Masculino será retomado em 2023 e a Serra Gaúcha terá o Bento Vôlei como representante na competição estadual. O clube de Bento Gonçalves vai retornar com o time adulto nesta temporada, com um elenco formado por atletas das categorias de base e de jogadores do município e região, os quais estarão sob o comando do técnico Natan Borges Hofman, atual treinador das categorias Infantil e Infanto-Juvenil do Bento Vôlei. Ele será auxiliado pela treinadora Helga Sasso, que comanda as equipes femininas da base.
A iniciativa de disputar a competição surgiu de atletas que praticam a modalidade em nível amador na região, os quais contaram com o respaldo da direção do Bento Vôlei para disputar o Campeonato Gaúcho Masculino Adulto, que não é realizado desde 2016 no Rio Grande do Sul.
"Não tínhamos um time adulto aqui, mas Bento é uma cidade rica nesse sentido, tem muitos jogadores e ex-atletas que pararam há pouco tempo, assim como na região, com várias equipes que disputam torneios regionais. Foi feito um convite aos jogadores e, desta forma, formamos nosso elenco. Porém, pensamos sobretudo em integrar os jovens da base, que também vão participar do campeonato", explica o Vice-Presidente Técnico Esportivo, Alexandre Antônio Bergamo.
Por não se tratar de voleibol profissional, os jogadores estarão vestindo a camisa do Bento Vôlei por amor ao esporte e para fomentar a retomada do voleibol gaúcho a nível adulto no município e no Estado, como pondera Bergamo: "Foi uma soma de esforços, pois, no final, todos gostam do voleibol. É algo voluntário, todos querem ir pelo voleibol e por retomar a modalidade a nível adulto em Bento Gonçalves", salienta.
A participação no campeonato também tem como objetivo oportunizar jovens promessas da base a encararem os seus primeiros desafios a nível adulto prospectando um futuro profissional na modalidade. Além de enfrentarem um grau maior de exigência dentro das quadras, os atletas promovidos das categorias inferiores terão a oportunidade de adquirir experiência ao atuarem ao lado de jogadores com passagem por Superliga, a exemplo de Dante Trevisan e Felipe Kreling, irmão mais velho e referência de Cachopa, atual levantador da Seleção Brasileira.
O dirigente salienta que a retomada também visa aproximar a comunidade bento-gonçalvense do Bento Vôlei, desta forma, fortalecendo vínculos para avaliar a retomada do voleibol profissional. "Queremos sentir como vai ser o retorno do público e da comunidade de Bento Gonçalves para movimentar o voleibol, mantê-lo vivo e fazê-lo cada vez maior na cidade, podendo voltar a ser o que foi nos anos de glória", comenta.
Além do Bento Vôlei, estão confirmados no Campeonato Gaúcho de 2023 a Ginástica, de Novo Hamburgo, a Sogipa e o Grêmio Náutico União, ambos de Porto Alegre. A primeira rodada ocorre no dia 4 de novembro, em Novo Hamburgo, onde o Bento Vôlei encara a equipe do Grêmio Náutico União.
Nesta retomada do time adulto, o Bento Vôlei conta com patrocinadores como Genial Flex, Loja Trópico, Besser, Odonto Imagem e Casa das Tintas.