Considerado um dos lugares mais paradisíacos da Grécia, a ilha de Antikythera está em busca de novos habitantes e vai pagar 500 euros por mês (cerca de R$ 2 mil) para quem estiver disposto a viver lá. A iniciativa visa resolver um problema comum em certas regiões da Europa, compartilhadas também por áreas da Irlanda e da Itália, por exemplo: a falta de população.
O ‘patrocínio’ será da diocese local da Igreja Ortodoxa Grega e, segundo o anúncio oficial, a prioridade é para famílias gregas, mas qualquer pessoa do mundo pode se candidatar às vagas. As famílias selecionadas receberão um terreno, uma casa e a renda mensal por três anos.
"A ilha tem aproximadamente 20 quilômetros quadrados, mas somente 20 habitantes. Depois de 27 anos, a primeira escola foi aberta e tem apenas três estudantes, como informa o ‘Greek City Times’.
Segundo a reportagem, o difícil acesso é o que complica o desenvolvimento da ilha. Mesmo assim, quatro famílias já estão confirmadas para o projeto de repovoação da cidade. Os próximos interessados serão selecionados nos próximos meses.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha foi ocupada por alemães e italianos. Os invasores foram expulsos pelos moradores em 1943 e, mais tarde, durante a guerra civil, a ilha se tornou um lugar de exílio dos gregos. Mais informações no site da Prefeitura de Antikythera ou pelo e-mail ‘[email protected]’.
Mín. 15° Máx. 18°