14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Câmara de Bento vota projeto que busca levar vereadores às escolas

Além disso, serão discutidas uma denominação de rua, uma portaria de louvor e uma moção de aplauso. A sessão desta segunda-feira, 23, inicia a partir das 15h.

23/10/2023 às 11h27
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Crédito: Divulgação/Câmara de Vereadores
Crédito: Divulgação/Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves votará nesta segunda-feira, 23, o projeto que institui o programa "A Câmara vai à Escola" com o intuito de ensinar aos estudantes o funcionamento do processo Legislativo. Além disso, será discutido duas homenagens e uma moção de aplauso. Na data, um representante da APROVALE também participará da tribuna popular. 

O primeiro projeto a ser votado é o programa "A Câmara vai à Escola", de autoria do vereador Ari Pelicioli (CIDADANIA), com o objetivo de "integrar com o Poder Legislativo a responsabilidade de despertar a ética, a cidadania, valores reflexivos e reais aos estudantes," justifica o parlamentar. Ademais, "o projeto prevê a participação de alunos do ensino fundamental que irão receber informações do funcionamento do processo Legislativo, conhecer os atuais vereadores bem como suas propostas apresentadas e o trabalho realizado por cada parlamentar na comunidade," destaca no documento. 

O segundo projeto é relacionado a uma denominação de rua. A solicitação veio dos próprios moradores da localidade que desejaram homenagear a cidadã Lourdes Cainelli Sasso colocando o seu nome na atual Travessa Peribebuí, no bairro Humaitá.

A ação ocorre devido a moradora ter iniciado uma campanha para deixar que aquela rua fosse sem saída, assim desafogando o trânsito entre a Rua General Gomes Carneiro e Travessa Moron. "[...] uma de suas principais ações foi o início de uma campanha para que a atual Travessa Peribebuí, que na época existia somente em metade da via, tivesse continuidade e unisse definitivamente a Rua General Gomes Carneiro à Travessa Moron, facilitando assim um melhor fluxo de veículos e de pessoas no local. Na época, seus esforços transformaram-se em incentivo para que ela prosseguisse no objetivo de transformar o beco sem saída em rua, através da coleta de inúmeras assinaturas para a abertura da rua, o que finalmente conseguiu com o nome que hoje é conhecida, de Travessa Peribebuí," explicam no documento assinado pelo vereador Jocelito Tonietto (PSDB). 

Lourdes era dona de casa e, além das tarefas domésticas, atuava como manicure. "De marcante personalidade, afetividade, simpatia e energia positiva marcava a quem a conhecia. Com visão empreendedora e foco no trabalho, fazia doces caseiros, marmeladas de vários sabores e, através desta atividade, relacionava-se com inúmeras pessoas do bairro, da cidade, de outros municípios e até de outros estados," contam no projeto. Sasso faleceu aos 63 anos, no dia 18 de junho de 1991, em decorrência de um problema cerebral. 

A terceira matéria em votação é de autoria do vereador Marcos Barbosa (REPUBLICANOS), assinado pelos demais parlamentares, sendo uma Portaria de Louvor e Agradecimento ao bento-gonçalvense Volmir Raimondi, pelos relevantes serviços prestados a causa dos deficientes visuais. 

Volmir foi fundador da Associação dos Deficientes Visuais em Bento Gonçalves (ADVBG), e "em virtude de seu belo trabalho, foi presidente da união Brasileira dos Cegos, que hoje se chama Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB)," esclarecem no documento. Além disso, trabalhava como voluntário em diversas causas e trabalhou por mais de trinta anos como servidor municipal na área administrativa. 

Já a última preposição em votação é uma Moção de Aplauso aos Pastores Pr. Alceo Laurindo Dias, Pr. José Valdenir Pedroso Lopes e Pr. Paulo Iran Lacerda dos Anjos, os quais foram consagrados à Pastores, pela Igreja Assembleia de Deus, no dia 17 de outubro de 2023, por suas trajetórias e pelos trabalhos de Evangelização e Sociais prestados à comunidade de Bento Gonçalves. O projeto é de autoria do vereador Ari Pelicioli. 

Tribuna Popular

Na sessão desta segunda-feira, 23, o representante da APROVALE, Juarez Valduga, usará a tribuna popular para falar sobre a Entidade, o Turismo na região e sobre o Plano Diretor do Vale dos Vinhedos (PLANVALE).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários